quarta-feira, 10 de abril de 2013

A Arte do Mosaico

Salve Salve nerds!

Hoje falamos de mosaicos, e em clima de Liga dos Campeões, nada mais justo do que falar desses personagens extra campo, que roubam a cena na Europa, e em terras tupiniquins.
Os mosaicos, em sua definição, são objetos que formam uma imagem ou figura. No futebol, são usadas folhas de papel ou plástico, que com cada torcedor segurando, formam as desejadas figuras, que se tornam verdadeiras obras de arte, mas infelizmente duram por apenas alguns segundos.
O Barcelona, além de ter o melhor do mundo, também sabe fazer mosaicos gigantes no Camp Nou, ou Nou Camp, estádio do clube. A especialidade não está tanto nos detalhes, mas sim na dimensão, que normalmente ocupa toda a arquibancada.
Confira uma amostra do mosaico do Barça:



O Milan, quando enfrentou o Barcelona, e em época de homenagens ao famosíssimo jogo Pac-Man, fez um grande mosaico. Na reprodução feita, o Pac-Man do Milan vai em busca do fantasma do Barcelona, e assim conseguir a vitória.
Confira, no replay:


No Brasil, ano passado quem usou e abusou do recurso, antes das partidas, foi o Corinthians. A fiel torcida fez inúmeros mosaicos, e um dos mais bonitos representou toda a tensão de uma partida da Libertadores, o coração e os batimentos cardíacos, como se mostrados em um monitor.
Confira:



E no Campeonato Brasileiro, tivemos um mosaico diferente, um mosaico-protesto. A manifestação foi produzida pelos torcedores do Atlético Mineiro, que estavam indignados com possíveis e até plausíveis benefícios de árbitros para com o Fluminense.
Abaixo, o protesto:



Porém, se há uma nação que domina esta arte, é a Alemanha e seus torcedores. O Bayern de Munique, na última Champions League, fez dois mosaicos incríveis, e fez o pré-jogo virar atração total em suas partidas na competição.
Confira:

Escudo do Bayern

Mosaico com o mapa da Europa


Se há um especialista, com direito a efeitos visuais nos mosaicos, quem mais consegue isso é o Borussia Dortmund, também da Alemanha.
Eles já são famosos pela espantosa média de 80 mil torcedores presentes em seus jogos em casa, e agora também fazem mosaicos.
Primeiro um aperitivo do potencial deles:



Ontem, no segundo jogo das quartas de final da Champions League, que inclusive falaremos amanhã, o Borussia fez o "Senhor dos Mosaicos", o maior dos maiores, o mais fantástico produzido até hoje.
Mais do que palavras, fique com a imagem:

De perto...

De longe...
E em vídeo!


Pequeno adendo esquecido, e lembrado pelo amigo Diego. Esqueci de um mosaico histórico, que foi feito para o encerramento das olimpíadas de 1980, na Rússia. Foi o famoso urso Misha, ou ursa, que era o mascote oficial da competição.
No encerramento, Misha, através de um mosaico, chorou com saudades pelo fim das olimpíadas.
Confira, em vídeo, esse ícone olímpico:


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...