quinta-feira, 18 de abril de 2013

É Esporte ou Desgraça? - Raquete, Natação e Punhos de Aço

Salve Salve nerds!

Hoje falamos de mais esportes diferentes, e até de variações de modalidades já existentes.
Começamos pela natação com obstáculos, que inclusive foi uma modalidade olímpica. Nos jogos de 1900, em Paris, essa modalidade da natação era composta por um percurso em um rio/mar, e o nadador precisava desviar de postes, e passar por baixo de duas fileiras de barcos. 
A natação com obstáculos até hoje faz parte de competições esportivas, e faz parte do pentatlo aeronáutico (tiro, natação com obstáculos, basquete, esgrima e evasão). Essa natação dificultada também faz parte dos Jogos Mundiais, que são jogos que reúnem esportes que não estão no quadro das olimpíadas.
Confira imagem da natação com obstáculos:


Antes...


E hoje...


E agora falamos de um esporte em que o Brasil é uma potência, mas que poucos conhecem. É o punhobol, ou faustebol, que é um precursor do vôlei, mas jogado na grama. O gramado necessita ter 50 metros por 20, e há uma linha que separa o campo ao meio, que necessita estar pendurada a 2 metros de altura para os homens, e 1,9 m para as mulheres.
Para atacar, os jogadores necessitam apenas bater na bola com o punho, e para defender usar o antebraço. Assim como no vôlei, o punhobol é dividido em sets, de 3 a 5, e cada time, com 5 componentes, pode dar apenas 3 toques na bola, porém não podendo repetir um jogador a tocar na bola na mesma jogada.
Em alguns campeonatos, temos a partida finalizada por tempo.
O Brasil é uma potência do punhobol, além do país de origem, a Alemanha, e perdeu apenas dois campeonatos sulamericanos, desde a sua existência, em 1961. Somando-se o masculino e feminino, o Brasil ficou fora do pódio, nos mundiais, em apenas duas ocasiões. A Alemanha venceu os 9 primeiros campeonatos no masculino, e no feminino o Brasil nunca ficou fora do pódio nas 5 edições do mundial.



Pra fechar, falamos do Squash, um esporte até conhecido, mas que até hoje eu não sabia como se praticava. Reza a lenda, ou a história, que alguns presos ingleses queriam jogar tênis, porém no maior estilo "forever alone" eles batiam com a bola em alguma parede, para que ela voltasse a ele.
Assim, surgiu um novo esporte, e que explodiu de vez na Inglaterra. O nome squash, traduzido, vêm de esmagar, da bola que é esmagada ao bater na parede.
No esporte, como é hoje, 2 pessoas se enfrentam, ou 4, divididas em duplas. A quadra necessita ter, ao menos, a parede ao fundo dos atletas, de vidro, e nos maiores torneios é toda transparente. Em tamanho, tem comprimento de 9,75 metros, e largura de 6,4 metros.
Como mostrado na figura abaixo, temos a linha TIN, que qualquer rebatida abaixo dela é uma jogada inválida. Abaixo da Linha de serviço, o jogador perde 1 ponto, e a jogada passa a valer quando a bola é rebatida entre a Linha de serviço e a Linnha frontal. A bolinha ainda pode, após colidir com a parede frontal, colidir com a parede lateral, conforme indica a linha. Acima da Linha frontal o ponto também é desconsiderado. Os jogadores não podem ultrapassar a linha final da caixa de serviço



A pontuação mais tradicional, e utilizada em torneios, é quando a bola que um dos jogadores rebateu, bata na parede frontal, e na volta bata duas vezes no chão, ou na rebatida do adversário ele erre. A pontuação menos usada só valida a pontuação nos saques realizados pelo mesmo jogador que pontuar nessa mesma jogada.
Cada disputa é dividida em uma melhor de 5 jogos, e cada jogo vai até 9 ou 11 pontos, podendo ser necessário abrir 2 pontos de diferença caso se empate em 10 a 10. Essa regra dos 2 pontos pode não ser utilizada, depende da competição.
Fique agora com um vídeo do squash e sua rapidez:



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...