quarta-feira, 15 de maio de 2013

Por trás do Paddock

Salve Salve nerds!

Você que começa a assistir ou acompanhar o automobilismo, já deve ter se perguntado o que algumas expressões usadas por narradores, comentaristas e pilotos deveriam significar. Tentaremos, aqui, explanar sobre várias delas, a maioria eu acho, para que você tenha total noção do que acontece durante as corridas que assiste. Não que os termos não sejam de outras categorias, mas foi baseado na Fórmula 1, principalmente.
No título já surge um termo, Paddock. E o chamado paddock é a construção onde ficam os carros, os dirigentes das equipes e todos os equipamentos principais que serão usados na corrida.

Pole position: esse é básico, é a primeira posição, mas a primeira posição conquistada na qualificação. Sendo assim, o pole position largará em primeiro lugar na corrida. Em algumas categorias, como a GP2, onde há duas corridas em um mesmo final de semana, o pole position da segunda corrida conquistou-a pela posição em que ficou na corrida anterior.

Hat-trick: No automobilismo é utilizado para o piloto que largou em primeiro lugar, fez a melhor volta e venceu a corrida.

Grand Chelem: É um hat-trick com um adicional, o piloto deve ter liderado todas as voltas da corrida, mesmo quando foi aos boxes, deve ter voltado em primeiro.

Pneus slick: São pneus sem as ranhuras, sem aquelas linhas mais fundas que os pneus normais e de rua tem. É um pneu totalmente liso, o que faz ter mais aderência ao asfalto.

Stint: É como são chamadas as partes da corrida de acordo com os pit stops de cada piloto. Um stint longo significa que o piloto ficará mais tempo na pista e demorará mais para voltar ao pit stop. Um stint curto significará pouco tempo na pista, e que o piloto voltará aos boxes em breve. 
Em algumas categorias isso se baseia no consumo de pneus, como na Fórmula 1 atualmente, onde não há reabastecimento. Na Stock Car, onde há somente reabastecimento, o stint varia conforme o consumo de combustível. Ou seja, é o período de voltas do carro na pista.

Pit stop: É quando o piloto vai aos boxes, para trocar pneus, reabastecer o carro ou mesmo corrigir algum problema que tenha eventualmente no bólido. E boxes são os espaços onde os carros das equipes ficam e onde são feitos os pit stops.

Greaming (me perdoem caso esteja escrito errado) : É o chamado macarrãozinho, na versão portuguesa do nome, rs. O greaming é o desgaste dos pneus, que acabam esfarelando por vários fatores, seja por mal aquecimento, ou muito aquecimento, ou por muitas voltas sendo usado. Para exemplificar, é como uma borracha normal, que ao ser usada esfarela, e no caso dos carros acaba diminuindo o desempenho pela presença desse farelo nos pneus.

Drive Thru: Um dos tipos de punição aplicadas no automobilismo, onde o punido deve fazer a passagem do carro pelos boxes, no limite de velocidade permitido para a área. Tudo isso é definido pela organização, variando nos critérios das punições.

Stop and go: Outra punição, que o punido deve ficar parado nos boxes de sua equipe por 10 segundos, e depois é liberado.

KERS: Sistema de Recuperação da energia cinética, no caso dos freios do carro de Fórmula 1. Com a energia acumulada o piloto tem um adicional de até 80 cavalos de potência e pode usar isso durante 6 segundos a cada volta.

DRS: Outro sistema para aumentar a velocidade do carro de F1 em alguns momentos. É uma parte da asa traseira do carro que pode ser aberta, e assim dá mais velocidade nas retas com a passagem de ar.

Força G: Com a enorme desaceleração do carro nas curvas, os engenheiros resolveram quantificar a força que o piloto sofria nas freadas, e adaptaram a força da gravidade para o universo da Fórmula 1. 
Como sabemos, a força da gravidade é vertical, mas a força sofrida pelos pilotos é horizontal, então o impacto é demonstrado em quantas vezes a força da gravidade atuaria no corpo do piloto naquele momento, caso a força fosse horizontal. O impacto em algumas corridas chega a ser de 6 vezes a gravidade.
É tanta força que, na maioria das corridas, os pilotos acabam terminando com o pescoço encostado em algum dos lados do carro, pois não aguentam mantê-lo em pé durante toda a corrida.

Guard Rail: São proteções para evitar que os carros escapem da pista. Em alguns circuitos, como Mônaco, o guard rail praticamente rodeia a pista. Onde há mais espaço, atualmente existem as chamadas áreas de escape, para que o piloto possa retornar a pista mesmo que cometa um erro mais leve.

Grip: É a chamada aderência, que é importantíssima, pois sem aderência o carro não consegue desenvolver uma corrida normal.

Aquaplanagem: Pode acontecer com qualquer carro, e é quando os 4 pneus perdem total contato com o solo, ou asfalto, devido a chuva, e assim o piloto perde controle da direção. Normalmente quando isso chega a acontecer as corridas são paralisadas por risco à segurança dos pilotos.

Pit Lane: Onde o chefe e os diretores das equipes ficam durante a corrida e os treinos. De lá eles passam orientações aos comandados, via rádio, e acompanham tudo o que acontece com o carro, pela telemetria.

Telemetria: É o sistema usado para saber tudo o que acontece com o veículo durante a sua permanência na pista, e assim determinar o que pode ou não ser mudado nos acertos do carro. São colocados chips e variados equipamentos no carro, para que possa se saber o que acontece nele, e é pela telemetria que esses dados valiosos aparecem. Tudo é tão guardado que Lewis Hamlton foi punido pela Mclaren por tirar uma foto de um computador, com dados de seu carro e colocá-los na internet.

Pit Wall: É o que separa e protege o Pit Lane da pista, e é bem reforçado. Nele também que as equipes transmitem algumas informações ao piloto através de painéis gigantes e onde o diretor de prova dá a bandeirada final da corrida.

Parc Fermé: Conhecido como parque fechado. Lugar onde os carros da Fórmula 1 ficam após a qualificação e após a corrida, para verificações de possíveis irregularidades e para evitar mudanças no carro que não são permitidas no período entre o fim da qualificação e a corrida.
Agora, após tanto texto, algumas imagens do citado acima:

O DRS


Guard Rail salvando vidas


Pit Lane

Pessoal da telemetria



O parque fechado




Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...