terça-feira, 13 de agosto de 2013

É Esporte ou Desgraça? - Cavalos, Corfebol e Grama

Salve Salve nerds!

Falamos novamente dos esportes mais estranhos que nosso planeta já conheceu ou conhecerá. Começamos por um desafio bem difícil, uma disputa homem x animal, ou homem x cavalo. Um dia, em seu bar em uma pequena cidade do País de Gales o sr. Gordon Green ouviu dois homens discutindo sobre quem seria mais rápido em um corrida, um homem ou um cavalo. Obviamente a corrida seria em uma distância mais longa para a pessoa ter chances de vencer o animal, mas mesmo assim um dos dois discordava de que seria possível.
Comprando a ideia do homem que acreditava no potencial do ser humano, Gordon decidiu organizar uma corrida homem x cavalo, e em um percurso cheio de trilhas e obstáculos naturais os competidores veriam quem se sairia melhor. O trajeto tem quase o tamanho de uma olimpíada, e em uma das edições o homem chegou a vencer por uma diferença de 11 minutos o primeiro cavalo montado a chegar. O recorde de participantes foi de 500 pessoas e 40 pessoas montadas em cavalos.




Agora falemos do nada conhecido Corfebol, um esporte criado na Holanda. Depois de viajar para a Suécia, o professor Nico Broekhuysen adaptou o esporte que conheceu por lá, o ringball, para que pudesse ser praticado por crianças, tendo regras mais simples. Eis que com essa adaptação acabou criando o Corfebol, ou KorfBall, que até hoje é praticado em vários países, tendo sido esporte de exibição nas olimpíadas de 1920 e de 1928. Hoje há uma federação internacional e inclusive uma federação brasileira, com realização de campeonatos mundiais e participação também nos Jogos Mundiais, já citados aqui no blog também.
O jogo em si é uma mistura de Basquete com Handebol, mas com algumas particularidades. Os times tem 8 jogadores cada, porém são mistos, 4 homens e 4 mulheres, sendo que uma mulher pode marcar apenas uma mulher e homens marcam homens. Não pode se quicar a bola nem a conduzir, é preciso sempre estar arremessando a bola para um companheiro de time para que se possa chegar ao ponto, que é marcado quando a bola passa por dentro de um cesto, como no Basquete. A cada dois pontos marcados os times se revezam em time que ataca e em time que defende.

Em vídeo como é jogado o Corfebol:


Para fechar as estranhices vamos cortar grama, ou deixar um cortador de gramas mais divertido. Em 1973, na Inglaterra, um grupo queria praticar o automobilismo, porém não tinha tanto dinheiro para investir em carros ou mesmo em karts. Até que Jim Gavin, um dos fundadores, pensou em adaptar carros cortadores de grama para corridas, retirando a lâmina cortadora e aumentando a potência do carrinho. A modalidade se expandiu e é disputada como qualquer outra do automobilismo, quem chegar primeiro vence, com a diferença de ser em circuitos de grama ou terra.
Hoje em dia há o campeonato mundial e os campeonatos nacionais mais fortes são na própria Inglaterra e nos Estados Unidos. Há também uma corrida de 12 horas, ao melhor estilo dos carros de turismo em Le Mans e outros.
Veja abaixo em vídeo essa categoria:


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...