terça-feira, 20 de agosto de 2013

É Esporte ou Desgraça? - Militares e Índios

Salve Salve nerds!

Voltamos hoje a falar de jogos além dos famosos e conhecidos Jogos Olímpicos. Começamos nossa história com os Jogos Mundiais Militares, que como o nome diz envolve os 3 ramos das forças armadas, exército, aeronáutica e marinha. O evento serviu como comemoração pelos 50 anos do fim da II Guerra Mundial, e foi realizado em 1995 em Roma, Itália. Atletas de 93 nações estiveram presentes, bem mais do que em qualquer guerra, e até o Papa João Paulo II compareceu na cerimônia de abertura.


A segunda edição aconteceu em 1999, em Zagreb, na Croácia, e 82 países participaram. Em 2003 Catânia, na Itália, 2007 Hyderabad na Índia e 2011 no Rio de Janeiro. A delegação brasileira para 2011 contou com vários atletas olímpicos que entraram para as forças armadas, e assim melhoraram a qualidade da delegação. 
Várias modalidades como Judô, Futebol, Natação, Ciclismo, Esgrima e outros também estão presentes nos jogos militares, porém há também o paraquedismo, orientação, que é como um rali, mas a pé, e pentatlo nas versões militar, aeronáutica e da marinha. Somando-se as medalhas de todas as edições da competição o Brasil ocupa o quarto lugar, atrás apenas de Itália, China e Rússia.


Orientação

Pentatlo Militar


Paraquedismo


Agora o vídeo dos Jogos Mundiais Militares:






Agora saímos da farda e colocamos o cocar, porque é hora de Jogos dos Povos Indígenas. A ideia dos jogos surgiu aqui no Brasil, e todas as edições até hoje foram realizadas nas terras tupiniquins. Os irmãos e indígenas Marcos e Carlos Terena tiveram a ideia, que foi concretizada em 1996, quando foi criado o Comitê Intertribal. No mesmo ano foi realizada a competição de povos indígenas brasileiros em Goiânia. Todos os anos são realizados os jogos, e mais de 150 etnias indígenas já participaram da competição, além de uma tribo canadense e outra da Guiana Francesa. 
Esses são os esportes praticados: Arco e Flecha, Futebol, Canoagem, Natação em rio, Atletismo, Corrida com tora de madeira, Arremesso de lança e Luta Corporal. Alguns esportes são menos conhecidos, como o Xikunahity, que é um futebol jogado em um campo de terra batida, porém só pode se rebater a bola com a cabeça, o que normalmente se faz rente ao chão. Há também a mais conhecida Zarabatana, que é um lançador de uma espécie de flecha com a boca, e o objetivo é acertar um alvo a 20 ou 30 metros de distância. Fechando as modalidades temos o Rökrã, que é parecido com o Lacrosse, e inclusive o Lacrosse dizem ter origem indígena. O objetivo do jogo é rebater a bola ou coco com um bastão e levá-lo até a linha de fundo que a equipe adversária protegerá e tentará fazer o mesmo ao tomar a bola.
Além do próprio esporte há muita cultura e religiosidade dos povos participantes, inclusive com os esportes típicos deles envolvidos em ritos e tradições. 
Uma maior explicação de cada modalidade está AQUI.

O futebol de cabeça







Agora em vídeo um pouco dos jogos:




Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...