terça-feira, 3 de setembro de 2013

É Esporte ou Desgraça? - Takraw

Salve Salve nerds!

Iniciamos nosso quadro irreverente direto do oriente, sem mais rimas por favor caro blogueiro. Falamos de um esporte com um nome bem diferente, o Sepaktakraw. O nome remete a duas palavras, Sepak significa chute em malaio e Takraw é bola em tailandês. Este esporte foi criado a mais de 500 anos no sudeste asiático, e era jogado em roda, e no século 20, para popularizar e tornar mais competitivo foi colocada uma rede para dividir os competidores em duas equipes.
A rede tem 1,55 metro de altura, e a quadra tem 13,40 metros de comprimento por 6,10 de largura. Cada equipe contém 3 jogadores, que utilizam de uma bola, que antes era fabricada a partir do bambu, e hoje é de material sintético.


A bola de fibra e a sintética



Para pontuar é necessário passar a bola para o outro lado da rede, mas sem tocá-la com as mão e nem com o braço. Nas defesas pode se utilizar o braço e mãos, e um mesmo jogador pode dar os três toques permitidos em cada jogada do time. O Brasil se destaca no esporte, e nos anos 2000 conquistou 3 títulos mundiais da categoria. Uma das justificativas é o fato de o esporte ter muitos fundamentos parecidos com o vôlei e o futebol, esportes amplamente praticados no país.
Fique abaixo com um vídeo explicando melhor o esporte e suas variações:


Para maiores informações confira o site da ABT, a Associação Brasileira de Takraw, AQUI.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...