domingo, 13 de outubro de 2013

Colúnia Esportiva 31 - [Colar título da corrida anterior]



Salve Salve nerds!




Chegamos ao Japão, terra onde todos parecem idolatrar a Fórmula 1, onde até Bernie Ecclestone tem bonequinhos e faixas agradecendo pela existência da categoria e de sua presença no país. Na qualificação a surpresa ficou por conta de Vettel e Webber, pois o alemão não conseguiu a pole position devido a problemas no Kers. Sendo assim, Mark Webber tratou de fazer a pole e ter essa alegria depois de 18 corridas. Completando o top 10 estão Hamilton, Grosjean, Massa, Rosberg, Hulkenberg, Alonso, Raikkonen e Button. Charles Pic conseguiu a façanha de ser punido com drive through antes mesmo da corrrida, por sair dos boxes om bandeira vermelha.
Na corrida impressionante largada. Webber para ajudar largou mal novamente, e perdeu a primeira posição, porém quem saltou para a ponta não foi Vettel, e sim Grosjean, que largou incrivelmente bem. O alemão caiu para terceiro, seguido por Rosberg e Massa. Alonso passou dois e ficou em sexto, e Hamilton que havia largado em terceiro acabou batendo na asa de Vettel e teve problemas no carro.
Nas primeiras posições nenhuma mudança nas voltas iniciais, e apenas na briga pelo décimo lugar. Hamilton com problemas mais sérios do que se aparentava abandonou.
Volta 12 e iniciaram-se as paradas, e Rosberg quase colide com Pérez, culpa maior na Mercedes, pois deveriam ter olhado a passagem do piloto e não liberar o alemão. Tentando ter algum lucro com isso, Vettel parou na volta 15, mas continuou na terceira posição que ocupava anteriormente. E na mesma volta 15 Rosberg recebeu sua punição com um drive through pela barbeiragem dos mecânicos em liberá-lo na hora em que a Mclaren passava.
Na décima nona passagem a emoção volta a pista, e Hulkenberg parte pra cima de Ricciardo, enquanto Felipe Massa tentava chegar em Hulkenberg. E depois Alonso chegou em Massa, para completar a briga. Vale lembrar que mesmo você lendo do futuro isso a corrida milagrosamente está sendo comentada "live time".Na vigésima volta Alonso tomou a atitude e passou Massa, e já foi pra cima de Hulkenberg, que não cosnegue de jeito nenhum passar a STR. Sendo assm já surgiram outros carros atrás do brasileiro, e Ricciardo estava tão lento que Vettel já havia aberto 17 segundos para ele.
Massa, ficando pra trás, quase foi ultrapassado por Gutiérrez, mas se recuperou e usou a força do carro melhor para se manter em sétimo.
Nessa altura da corrida, Webber ia conseguindo se aproximar de Grosjean, ficando a menos de 1 segundo dele. Volta 24 e Vergne com a melhor volta da corrida, enquanto o australiano da Red Bull foi para os pits quando era mais veloz do que Grosjean. Na briga pelo sexto lugar, Raikkonen se aproximou de Massa. Voando e travando pneus Vettel vinha fazendo a melhor volta da corrida e se aproxima de Grosjean, com diferença de 2 segundos. Quem sonha com a liderança é Webber, que adiantou o pit e pode lucrar no futuro.
E pelas especulações Webber arriscaria 3 paradas, então mesmo estando próximo de ter condições reais de passar Grosjean, o australiano teria que fazer 1 parada a mais que o francês da Lotus. Enquanto isso não acontecia, Vettel chegou de vez no mesmo Grosjean, pensando também no futuro. Na trigésima volta quem apareceu nos pits foi Grosjean, e em parada até lenta ele colocou pneus duros.
Sem a parada de Vettel, Webber ficou com o segundo posto, e nove segundos atrás estava Grosjean. Por ultrapassagem usando a parte de fora da pista, Ricciardo, até então nono colocado, foi punido com drive through. E se a sorte de Massa é pequena na temporada, o piloto foi investigado e punido por excesso de velocidade nos boxes.
Mesmo líder, Vettel não estava conseguindo ficar na frente de Grosjean quando voltasse de sua segunda parada, mas Webber ampliou sua diferença para 11 segundos do francês, também não suficiente se o australiano quiser fazer mais uma parada. Com pneus muito desgastados, Vettel vai tendo sua vantagem engolida pelo companheiro de time e pelo terceiro colocado Grosjean. E após 23 voltas de uso, Vettel foi para sua segunda parada, e Grosjean passa tranquilo por ele. Quem vai tenso é Webber, pois era bem possível uma terceira parada do piloto, o que mudaria bastante o rumo da corrida.
Bom, a própria Lotus explica a situação de Alonso na corrida:


Na 41ª passagem, Vettel conseguiu bela passagem em Grosjean, e assim quem agora ficaria muito próximo da vitória é o próprio alemão, pois Webber ainda teria sua passagem nos boxes. Top 5 no momento tem Webber, Vettel, Grosjean, Hulkenberg se segurando novamente e Alonso sendo perseguido por Raikkonen. E finalmente, na volta 43, Webber foi para sua terceira passagem. Vettel permaneceu líder, Grosjean ficou em segundo e Webber em terceiro, apenas 4 segundos do francês.
O australiano vinha voando, e fazendo melhor volta da corrida, além da diferençar cair 1 segundo em meia volta, na volta 45 ser já de 1.8 apenas.Quando não parecia muito Fernando Alonso passou Hulkenberg, e deixou Raikkonen colado no alemão da Sauber. Na mesma volta 46 Webber já estava a menos de 1 segundo de Grosjean, e pressionava muito o piloto da Lotus. Brigando pela oitava posição, Rosberg passou Massa.
Mark Webber, tentava, tentava, e tentava de novo, e nada de passar Grosjean, uma decepção total para quem esperava um grande final de corrida. Seguindo o recado, Raikkonen continuou sua luta contra Alonso. E finalmente amigos, finalmente na penúltima volta Mark Webber conseguiu passar Grosjean!!! 
Entretanto já não havia tempo para mais nada. Sebastian líder campeão Vettel conseguiu mais uma vitória! Webber ficou com o segundo posto, quando poderia ter brigado pela vitória. Grosjean fez grande corrida, mas no final não rendeu como antes e perdeu uma boa chance de vencer também, mesmo não sendo o favorito desde o começo. Quarto posto para Alonso, quinto Raikkonen, sexto Hulkenberg novamente brigando com os grandes, e seu parceiro Gutiérrez pontuando pela primeira vez na carreira, com o sétimo lugar. Oitavo posto para Rosberg, nono Button, e décimo Massa, que foi mal de mais no final.
No campeonato fica mais tranquilo ainda para ser conquistado na Índia, pois se vencer e Alonso terminar de terceiro para baixo, o alemão conquista o tetra. Caso Alonso vença, Vettel pode terminar em quinto para ser campeão.

Não mudou nada quanto ao ano passado, rs


ops, erro aqui...



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...