quinta-feira, 24 de outubro de 2013

De Volta para o Passado



Salve Salve nerds!

Hoje fazemos uma viagem de volta para o passado, um passado não tão distante, e que raramente acontece. No período da famosa Guerra Fria, muitos países sofreram divisões, ou ampliações, e depois novas divisões e uniões, após a reabertura econômica dos países soviéticos/socialistas. Estas nações não ficavam paradas a cada divisão, e mantinham, principalmente, a prática do futebol. Sendo assim, atualmente muitas seleções ficaram paradas no tempo, pois o país que representavam já não existe mais. Alguns jogadores, inclusive, atuaram por 3 seleções diferentes, tamanhas foram as divisões.
Para recordar, vamos para a grande potência socialista do período, e que reuniu a maioria dos países aos quais falaremos hoje, a União Soviética. Veja o belo uniforme que os jogadores trajavam:


Estilo toalha de mesa

Romário vs URSS


Após o final da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, eis que um país se destacou, a Iugoslávia, que hoje compreende o que são a Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Croácia e mais 4 países. Os Iugoslavos disputaram Copas do Mundo e Olimpíadas no futebol, e em Copas do Mundo não conseguiram grandes resultados. 



Também pertencente ao regime socialista, a Tchecoslováquia disputou Copas do Mundo e chegou a jogar contra o Brasil de Pelé na final de 62. Além de dois vices mundiais, os tchecoslovacos foram campeões europeus, e duas vezes terceiros colocados. Talvez a seleção com mais história das por trás da cortina de ferro. Hoje, como o próprio nome sugere, a Eslováquia e a República Tcheca foram originadas da Tchecoslováquia.

memorias03




Outra derivada da Iugoslávia, Sérvia e Montenegro conseguiram viver juntos durante alguns anos, e hoje são dois países diferentes. Quando juntos, tinham uma boa equipe, principalmente composta por sérvios, vale lembrar de Petkovic. 

Bem semelhante com a camisa de sua nação mãe



Não fazia parte da URSS, e ao mesmo tempo fazia. Esta era a Alemanha, que após a segunda guerra mundial foi dividida, em capitalista e comunista. O lado comunista não era lá muito esforçado no futebol, e nunca chegou muito longe. O único e melhor resultado em Copas do Mundo foi um sexto lugar em 1974, e ainda teve a chance de vencer a Alemanha Ocidental por 1 a 0, entretanto, os ocidentais foram campeões mundiais na mesma Copa de 74, rs. Poucos foram os atletas aproveitados da parte oriental alemã, e dos últimos tempos quem surgiu do lado de lá foi Michael Ballack, mas claramente ele atuou apenas quando a seleção e o país já estavam reunificados.







A parte ocidental todos conhecemos, foi bicampeã mundial, em 1954 e 1974. O título de 1990 foi conquistado com o país já unificado, mas com poucos da parte oriental. Mesmo em 2006, o único estádio utilizado que ficava na parte oriental ficava em Leipzig. 





O encontro entre as duas Alemanhas


Sabe alguma outra seleção que não existe mais, e que fez história no futebol? Envie nos comentários ou na aba Contato.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...