quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Copa do Mundo - Grupo A



Salve Salve nerds!

Conforme prometido, vamos para a análise dos grupos da Copa do Mundo 2014. Iniciamos com ele, o grupo A, composto pela seleção brasileira, Croácia, Camarões e México. Alguns torciam por um grupo da morte com o Brasil, outros já temiam e sonhavam com as piores seleções presentes. Eis que os componentes estão equilibrados, sem favoritismo para a segunda vaga, até porque é difícil imaginar o Brasil eliminado na primeira fase. Vamos agora para uma análise individual de cada equipe:

Brasil:





A nossa seleção vem com total favoritismo em seu grupo. Após a Copa das Confederações o Brasil provou o seu potencial e de que tem condições de lutar contra as melhores seleções do mundo. Apesar da responsabilidade ser bastante colocada em Neymar, há vários jogadores aos quais as qualidades aparecem nos momentos difíceis. Desde o experiente goleiro Júlio César, os zagueiros David Luiz e Thiago Silva, os volantes Paulinho e Luis Gustavo. A parte ofensiva comandada mais por Oscar e apoiado pelos quase pontas Neymar e Hulk, como na foto acima, ou por outros, mas mantendo o estilo, além do centro avante na área, com boas experiências de Fred e Jô. Há talvez lugar no meio para Ronaldinho Gaúcho e/ou Kaká, que vem em boa fase, mas assim o estilo da equipe poderia mudar em função da presença de mais um meia centralizado do que ponta direita ou esquerda. 
Não havendo lesões e maiores problemas físicos nos atletas a crença em uma boa campanha da seleção nacional é grande. Felipão sabe como ser campeão e como colocar os pés dos jogadores no chão, mesmo após termos batido a Espanha. 


Croácia:





Até joguei no videogame com essa seleção para tentar lembrar dos destaques do time, rs. O goleiro é o experientíssimo Pletikosa, que jogou contra o Brasil em 2006. Os destaques ficam do meio para frente, com Modric armando a equipe mais avançado e sendo o principal jogador croata da atualidade. Ascendente também está Mandzukic, porém este não jogará contra o Brasil, pois foi expulso na repescagem contra a Islândia. 
O brasileiro Eduardo da Silva deverá jogar e compor o ataque croata com Jelavic, do Everton. Por ser um país novo e não tão extenso, a Croácia ainda tenta evoluir seu futebol a partir das categorias de base, apostando nas futuras Copas do Mundo e não agora em 2014. No entanto, podemos apostar nos eslavos como favoritos para a segunda vaga no grupo.


Camarões:






Camarões não anda muito bem das pernas, tanto dentro quanto fora de campo. Fora das quatro linhas o elenco se dividiu e Eto'o até mudou de posição em campo para poder ajudar mais a equipe que mal realizava passes para o atacante. A classificação veio, no entanto a qualidade da equipe vem decaindo. Poucos atletas tem um destaque maior, como o já citado Eto'o, do Chelsea e que vem recuperando o bom futebol, Song, volante do Barcelona e Webo, veterano atacante do Fenerbahce. 
Com uma equipe não tão qualificada deverá persistir o jogo pegado das seleções africanas e a velocidade nos contra ataques para suprir a dificuldade técnica. Não é a melhor seleção africana como já foi algum tempo atrás e pouco inspira confiança.




México:



Os mexicanos são uma pedra no sapato brasileiro e normalmente dão muito trabalho quando enfrentam a seleção canarinho. Com um jogo fechado e não muito parecido com o estilo brasileiro e europeu, a seleção do México consegue se sobressair diante do Brasil. Nas olimpíadas eles nos venceram, provando revelarem bons jogadores da base, porém não nos superaram na Copa das Confederações.
O cenário não é tão bom para esta seleção, pois houve confusão entre o treinador e os jogadores, com o treinador convocando para várias partidas apenas atletas que atuavam no próprio México, deixando estrelas como Chicharito e Giovani dos Santos de fora. A classificação para a Copa foi sofrida, na repescagem contra a Nova Zelândia. Para brigar pela segunda vaga no grupo será preciso reunir os dois lados mexicanos e tentar fazer o pouco tempo para a competição não ser um problema, o que é difícil.

Ficamos por aqui e semana que vem tem Grupo B aqui!
E não deixe de votar no Nerd Esporte no prêmio Top Blog 2013. Basta clicar no banner do prêmio no canto superior direito do blog e seguir as instruções. Obrigado!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...