quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Copa do Mundo - Grupo E



Salve Salve nerds!!!!




Mais um post desta saga histórica que iniciamos ano passado e avança em 2014. Hoje conversaremos sobre o grupo E, que contém as seleções da Suíça, Equador, França e Honduras. As favoritas são as europeias Suíça e França, pois o Equador não é uma potência sulamericana e muito menos Honduras tem qualidade suficiente para se classificar. É um grupo bem morno, que não deverá ter zebras e disputas acirradas pelas duas vagas, apenas pelo primeiro lugar.
Vamos agora para a análise de cada seleção e suas qualidades:


Suíça:




A seleção suíça tem uma média de idade razoável, contando com jogadores experientes, além de atletas conhecidos no cenário internacional, como Shaqiri, do Bayern de Munique, Barnetta, do Shalcke 04, Lichtsteiner, meia da Juventus e Djourou, defensor do Arsenal. Fica também a lembrança de 3 jogadores do Napoli: Inler, Behrami e Dzemaili, os 3 meias. Outro da Juventus é Ziegler, defensor.
O time suíço ficou conhecido pela sólida defesa, com 551 minutos sem tomar gols entre as Copas de 2006 e 2010, inclusive vencendo a Espanha em 2010 na primeira partida da equipe. Nesta mesma Copa, 2010, um dos adversários na primeira fase foi a seleção de Honduras, que se fechou e não deixou os suíços passarem de fase com um empate em zero a zero no último jogo.
Para esta equipe imagino que também ficará o legado de ter passado da fase de grupos, como experiência, do que qualquer outra coisa, pois se passar em segundo pode encarar a Argentina logo de cara, caso os hermanos passem em primeiro lugar.


Equador:





O elenco do Equador tem poucos nomes de conhecimento geral do público. Podemos ressaltar 3 atletas: Caicedo, do Lokomotiv Moscou, Noboa, do Dínamo Moscou e Valencia, meia do Manchester United. Já o restante do elenco se espalha grande parte no próprio país natal e nas redondezas. A talvez era de ouro da seleção, quando Tenório era o astro, parece ter acabado e assim esta seleção sul-americana não deverá passar de 3 jogos no Brasil este ano.


França:






Os blues sofreram para chegar nesta Copa do Mundo. Após ficarem em segundo lugar no seu grupo das eliminatórias europeias, a seleção francesa necessitou disputar a repescagem contra a Ucrânia, em dois jogos dramáticos. No primeiro confronto, em solo ucraniano, a seleção local surpreendeu e venceu por 2 a 0, deixando um enorme peso nas corcundas francesas. Porém, na volta, o jogo foi todo francês, com vitória por 3 a 0 e classificação garantida.
São vários os destaques franceses, vamos por área. No gol o goleiro Lloris, com experiência no gol do Tottenham, figura carimbada desta seleção. A zaga tem a experiência de Koscielny e Abidal, com reservas bem jovens. Os laterais são Clichy ou Evra na esquerda e na direita Debuchy. No meio o astro e principal jogador, Ribéry, acompanhado por Nasri, Pogba, a revelação do momento e Valbuena. Na parte ofensiva temos o principal atacante, Benzema, podendo ser acompanhado de Giroud ou Rémy.
Pelo elenco podemos ver a vasta qualidade desta seleção, mas falta entrosamento maior entre os jogadores, pois ao mesmo tempo em que demonstram um grande futebol em outras partidas são um time fraco e sem brilho. Em Copas do Mundo o histórico recente é bom, então podemos esperar a França indo longe no mundial deste ano.


Honduras:



Esta seleção de uma pequena nação vem com pouquíssimos acreditando ao menos em uma vitória da equipe na Copa. São poucos os jogadores que conseguiram sair de Honduras para grandes centros do futebol. O único em uma equipe grande é Wilson Palacios, volante do PSG. No Wigan estão Figueroa e Thomas e no restante do elenco vários estão atuando em Honduras mesmo ou nas proximidades. Os outros que chegaram a Europa estão em equipes pequenas e de pouca expressão.
Assim, baseado no elenco e nos últimos resultados, como a derrota para o Brasil por 5 a 0, com direito a golaço de Hulk. Aquele fantasma da Copa América de 2001 que eliminou o Brasil parece ter sido exterminado, fazendo dos hondurenhos meros participantes do mundial.
Ficamos por aqui e semana que vem grupo F pra vocês.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...