sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Nerd Esporte Férias




Salve Salve nerds!

Você que ainda está de férias e não sabe muito o que fazer, aqui vão algumas dicas de esportes para que suas folgas do trabalho, escola, faculdade e etc sejam melhores. Abrimos os trabalhos com o Sandboard, que é o Snowboard versão verão. Nos mesmos moldes o praticante se equilibra na prancha e desce por dunas. A parte boa é que as quedas não são perigosas, pois são na areia e assim qualquer pessoa pode tentar praticar. 
Eu, inclusive, tentei, mas o sucesso não foi muito grande. A única desvantagem é a areia acumulada no corpo todo, ainda mais nas quedas, o que é o de menos em um bom entretenimento nas várias localidades litorâneas brasileiras com dunas. Provavelmente, além de onde estive, exista o aluguel das pranchas por um preço razoável por uma hora de uso. 
No lado esportivo do Sandboard, há uma divisão nas modalidades:
Big Air: No Big Air são priorizados os saltos, que dependendo da dificuldade valem uma pontuação.
Slope Style: Parecido com o Skate Streeet, com corrimões, na medida do possível, além de rampas.
Boardercross: Até 4 atletas disputam uma corrida com obstáculos, o que também existe no Snowboard.
Slalom: É uma decida cronometrada entre bandeiras, bem no estilo do esqui, vencendo quem chegar mais rápido.





Seguimos com o quase esporte oficial das praias brasileiras, o Frescobol. É um esporte bem simples, bastam duas raquetes e uma bolinha de plástico para ser praticado. Reza a lenda que foi criado no Rio de Janeiro, por pessoas que viam a necessidade de jogar tênis na praia, mas de um modo possível e sem estragar tanto as raquetes que não eram de madeira.
Por muito tempo o Frescobol foi mais uma brincadeira de quem está na praia, não que hoje tenha mudado muito, mas atualmente há campeonatos e regras deste esporte. A ideia básica e principal consiste em tocar a bola de uma raquete para outra sendo o mais rápido possível, sem deixar a bola cair. As modalidades esportivas do Frescobol vão nessa ideia de defender ou atacar o maior número de vezes por minuto, sendo em duplas ou trios.
Se você, como bom turista, só quer bater uma bolinha na beira do mar, é só encontrar uma loja próxima da praia, provavelmente haverá, e se divertir.




Segue o jogo amigos! Agora pulamos no mar, com o tradicional e conhecido Surfe. O surfe que podemos chamar de moderno, ou mais próximo dele, surgiu no Havaí, por influência dos povos polinésios. Desde lá equilibrar-se em uma prancha, antes de madeira, hoje de fibra de vidro era um desafio em tanto. Hoje, mesmo com a tecnologia empregada, é um dos esportes mais arriscados, principalmente em localidades onde há recifes de corais ao fundo do mar e no caso dos surfistas de ondas gigantes. Todos os anos há o circuito mundial de surfe, sendo o maior campeão dele Kelly Slater, dos Estados Unidos, com 11 títulos mundiais entre 1992 e 2011.
 Então, se você quiser investir um pouco mais, seja comprando uma prancha ou fazendo um curso de surfe com os vários surfistas que montam barracas na praia, pode ser um bom investimento na diversão e pelo fato de ser um esporte radical.







Ainda nos mares, seguimos com uma variação do Surfe, o Stand up Paddle. O Paddle surgiu na necessidade dos surfistas de irem mais longe para chegarem em ondas melhores, utilizando um remo para isso. Pouco tempo atrás, baseado nessa ideia, foi alongada a prancha de surfe, dando mais estabilidade e mantido o remo. Mesmo no Brasil já é uma febre e se você esteve em alguma praia provavelmente viu pessoas praticando.
Acaba servindo mais como prática recreativa, pois como dito é mais estável e acaba ajudando com quem não se equilibra tão bem na prancha de surfe. O esporte em si tem pouco tempo de "criação", então não há ainda grandes competições de Stand up Paddle, o que seria bem parecido com o que o surfe já é.






Até mais e boas férias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...