sexta-feira, 7 de março de 2014

É Esporte ou Desgraça? - Quadribol



Salve Salve nerds!



Este é talvez um dos posts mais malucos já produzidos pelo blog, até porque falamos de um esporte que na verdade não existe. Mesmo que você seja um fanático pela série Harry Potter, não, Quadribol não existe. Para contar a história fictícia deste esporte, recorremos ao livro "Qadribol Através dos Séculos". Segundo ele, o uso esportivo de vassouras voadoras aconteceu no século X, com a Corrida Anual de Vassouras. Outras modalidades também surgiram, como o Furabexiga, Fogaréu e Rachacrânio, ótimas traduções para o português. O  que seria o Quadribol surgiu com a criação do pomo de ouro, próximo a 1100, sendo ali que os moldes do esporte se tornaram bem próximos aos dos livros da série. Mais uma vez, nada disso é real.
Agora, vamos aos objetos utilizados na prática:

Balaço: Feito de ferro e com 25 centímetros de diâmetro. É magicamente guiado para atacar o jogador mais próximo e o atrapalhar na busca pelo pomo de ouro e pela goles. O balaço pode ser rebatido com um taco, usado pelos batedores, que o direcionam aos adversários.



Goles: É mais parecida com uma bola de futebol, basquete, vôlei e outros esportes, e é passada de mão em mão para os jogadores, que marcam ponto se fizerem a bola passar por um dos arcos.



Pomo de ouro: O pomo de ouro é do tamanho de uma noz e circula o campo de jogo durante a partida. Apenas um jogador de cada equipe, os apanhadores, podem agarrar o pomo. Quem consegue a proeza garante 150 pontos para a sua equipe e a partida se encerra neste momento.



Vassouras: O objeto mais importante para que o jogo ocorra. Logicamente são utilizadas por todos os jogadores. Novamente lembramos, Quadribol não existe tal qual você assistiu nos filmes e leu nos livros.



Seguindo nas regras, são 7 jogadores para cada equipe, que tem 4 funções diferentes. O apanhador, como citado, é o único que pode agarrar o pomo de ouro e esta é a sua função na partida. Já o artilheiro, além do goleiro, é o único que pode manter a posse da goles e arremessa-la dentro dos aros. Como também citado, os batedores desviam o balaço da direção dos seus artilheiros e os enviam aos adversários. Fechando, literalmente, o goleiro. Ele deve evitar que a goles passe por ele e entre em um dos 3 aros. Cada gol vale 10 pontos e agarrar o pomo de ouro 150 pontos. Portanto, o objetivo do jogo é a captura do pomo, porém na hora certa, quando não há uma desvantagem maior do que os mesmos 150 pontos.
O campo onde ocorre o jogo tem 150 metros de comprimento, por 55 de largura, no formato oval. No meio de campo há uma marca, de onde saem as bolas e o pomo de ouro no começo da partida, liberados pelo árbitro.
Em 1994, Harry e seus amigos assistem a final da 422ª edição da Copa Mundial de Quadribol, vencida pela Irlanda contra a Bulgária. A Copa Mundial acontece de 4 em 4 anos assim como as principais competições esportivas.
Se você quer ao menos ter o gosto de jogar o Quadribol, vale a experiência de jogar o Harry Potter no videogame, sendo que lá é possível se jogar o famoso esporte. Clique AQUI para maiores informações.
Tentaram criar a versão esporte de verdade do Quadribol, o que já é uma grande piada, pois não há como reproduzir nem de perto a ação de uma vassoura voadora  num esporte sem vassouras voadoras. Bom, veja abaixo no vídeo essa bizarrice:



Agora, imagens do Quadribol no filme:




Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...