terça-feira, 1 de abril de 2014

Futebol e Ditadura - 1



Salve Salve nerds!




Começamos esta série falando da influência da ditadura militar brasileira sobre a seleção de nosso pais. Para a Copa do Mundo de 1970, seis anos após o golpe de 1964, tínhamos uma equipe seleta, composta por grandes craques. Dentre eles estavam Jairzinho, Rivellino, Carlos Alberto Torres, Tostão e o Rei Pelé.
Como sabemos, a nossa seleção foi campeã mundial, foi recebida com honras e muita festa. A propaganda do regime militar estava feita, já que como o futebol era e ainda é o principal esporte e distração de muitos brasileiros, poderia assim haver um controle social maior.
Após essa conquista, inclusive, surgiram músicas em homenagem ao Brasil e a seleção campeã mundial, mas tudo sempre com os militares por trás. Uma dessas canções foi a conhecida "Pra Frente Brasil":



A propaganda era tão forte que as frases "Ninguém segura esse país"e "Brasil, ame-o ou deixe-o"  ganharam mais força com o título brasileiro. Tudo parecia andar bem, viviam-se os anos de milagre econômico, pré-crise do petróleo.
No entanto, para este post, o grande destaque fica com o treinador da equipe, João Saldanha. João nasceu em Alegrete, Rio Grande do Sul, em 1917, sendo criado em Curitiba. De lá foi estudar no Rio de Janeiro, onde se formou Advogado e Jornalista. Voltamos um pouco no tempo, para antes da Copa do Mundo. Por suas análises de grande qualidade, Saldanha foi chamado para ser treinador de futebol do Botafogo. Foi campeão estadual e em 1969 João Havelange o chamou para ser técnico da seleção brasileira, pois assim, com um jornalista treinando, talvez as críticas fossem menores a equipe nacional.
Saldanha era o escolhido de Havelange, mas não do governo militar. Ele era contra o regime, inclusive sendo filiado ao partido comunista. O ápice da confusão foi quando o presidente da época, Emílio Médici, envolveu-se e começou a dar sua opinião na escalação da equipe de Saldanha. A resposta do treinador foi a de que ele mandava no time dele e o presidente nos seus ministérios. Não houve outra reação, o João Sem-Medo foi demitido. O já conhecido Zagallo acabou assumindo e comandou a seleção tricampeã mundial.
O treinador acabou se obrigando a voltar para o jornalismo, trabalhando até 1990, quando veio a falecer durante a cobertura da Copa do Mundo daquele ano na Itália.
Há dois anos, a Espn produziu uma série sobra a relação das ditaduras militares na América do Sul com o futebol. Abaixo, você tem o episódio relatando esta triste fase no Brasil, com envolvidos diretos comentando, além de historiadores:



Já sobre João Saldanha, o ex-treinador do Brasil foi entrevistado pelo programa Roda Viva, da TV Cultura. Abaixo, você também confere as partes do programa:









Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...