domingo, 8 de junho de 2014

Colúnia Esportiva 42 - Emoção Até o F1nal



Salve Salve Nerds!



Mais uma corrida da Fórmula 1, agora no Canadá. Na qualificação, a Mercedes dominou novamente, nas 3 partes. No Q1, ficaram de fora Gutierrez por ter batido no treino livre, Ericsson por ter batido no final da primeira parte, além de Chilton, Bianchi e Kobayashi. No Q2 a Williams mostrou recuperação, chegando a disputar pelas primeiras posições com a Mercedes. Deixaram a qualificação na segunda parte Hulkenberg, Magnussen, Perez, Grosjean, Kvyat e Sutil. Na briga pela pole position, Hamilton errou em sua volta e acabou por perder o primeiro posto para Rosberg. Em terceiro ficou Vettel, quarto Bottas, quinto Massa, sexto Ricciardo, sétimo Alonso, oitavo Vergne, nono Button e décimo Raikkonen.
Na largada, Rosberg se manteve na ponta e deixou Hamilton para trás, perdendo depois a posição para Vettel. Bottas e Massa se mantiveram nos mesmos lugares e as Marussias de Chilton e Bianchi se estranharam, batendo e trazendo o Safety Car logo na primeira volta. Após muita sujeira e pedaços de carro na pista, a prova voltou apenas na volta 8. Relargada calma, sem posições perdidas pelos pilotos da ponta e sem acidentes. 
Com maior potência do motor, Hamilton passou Vettel e assumiu novamente o segundo posto. Quem também estava sofrendo era Massa, que viu Ricciardo o pressionar. Buscando uma estratégia diferente, Ricciardo foi para os pits para passar o brasileiro na estratégia. Massa foi para os pits e fez uma parada bem ruim, com 7 segundos, custando a sua perda de posição para o australiano. Paradas dos líderes e Hamilton voltou bem atrás de Rosberg. Sem parar as Force Indias seguiam a frente de Vettel. O alemão tentou a ultrapassagem na volta 23, mas espalhou na curva, deixando o seu compatriota da Force India retomar a posição. 
Voando na pista, Hamilton foi encostando em Rosberg já na volta 25. Na pressão, Hamilton chegou em Rosberg, que perdeu a freada e passou reto na curva, mas se mantendo na ponta. O ocorrido esteve sob investigação pelo fato do alemão ter ultrapassado os limites da pista. Felipe Massa, após o erro no pit stop, vinha bem, se recuperando e chegou a passar Alonso ficando em oitavo. Hulkenberg, em quarto, vinha segurando Vettel e Bottas, que esperava alguma sobra da briga entre os dois alemães.
Hamilton novamente encostou em Rosberg na volta 34, com condições de abrir a asa móvel. Após 35 voltas, Sérgio Perez aparece nos boxes. Bottas foi o primeiro dos pilotos da frente a ir aos boxes pela segunda vez. Top 5 com Rosberg, Hamilton, Hulkenberg, Ricciardo e Massa. 
Vettel também parou nos boxes, voltando em nono lugar. Hamilton 28 segundos a frente do terceiro colocado Hulkenberg. Mercedes com problemas ou poupando equipamento, andando 2 segundos mais lentos que Hulkenberg. Felipe Massa era no momento o mais rápido da prova e em quarto lugar. Vale lembrar novamente que Hulk não parou ainda, mas vê as Mercedes lentas e Massa chegando. Raikkonen escapou na curva e precisou dar um zerinho para se restabelecer na pista. 
Hulkenberg parou nos boxes e voltou em oitavo lugar. Felipe Massa voando na pista em relação a Hamilton, 2 segundos por volta. Porém, o brasileiro precisaria parar novamente e estaria perdendo posição para Perez, que vinha atrás dele. 
Rosberg foi para os pits, voltando atrás de Felipe Massa, que talvez não pare novamente. A Mercedes também errou nos pits, perdendo tempo. Hamilton parou e voltou atrás de Felipe Massa, que assumiu a ponta agora! É tanta emoção que já estou me perdendo agora na "narração". As Mercedes estão com problemas e Hamilton vai abandonando por problemas no carro. Hamilton tentando levar o carro para os boxes, mas a corrida parece perdida. 
Rosberg seguiu na prova, mas Massa vinha voando e abrindo diferença para o alemão. Hamilton recolheu o carro nos pits e abandonou. Felipe Massa parou, voltando em sexto lugar, vejamos o que acontecerá agora na prova, com Perez encostando em Rosberg. Briga ótima pela vitória da corrida, com Perez a 1 segundo de Rosberg e seguido por Ricciardo e Vettel. Massa rápido, mas em sétimo. As Red Bulls chegaram em Perez, mas não conseguem passa-lo, enquanto Rosberg melhorou o seu rendimento na liderança. 
Bottas tentou ultrapassar a Force India de Hulkenberg, mas erra e deixa Massa passa-lo, além de dar espaço para Felipe passar Hulkenberg e ficar em quinto lugar. Alonso passa Bottas por fora, grande ultrapassagem. Massa tirando 1.5 segundo por volta de Vettel e os 4 líderes. Volta 62 e Massa encosta nos líderes, mas o problema será ultrapassar. Massa mais rápido, porém encostou e precisará buscar espaços para ultrapassar. 
Massa chegou em Vettel, colocou de lado mas não conseguiu passar pois a curva era a favor do alemão. Ricciardo enfim passou Perez e Massa seguiu encostado em Vettel, que final de corrida! Na briga pela vitória, Ricciardo encosta em Rosberg. Ricciardo coloca de lado e consegue passar Rosberg, espetacular! Vettel consegue passar Perez e Massa vai pra cima dele também. E bateu! Felipe Massa e Sergio Perez bateram! A corrida termina com Safety Car! Daniel Ricciardo vence a corrida! É a primeira vitória do australiano na categoria! Nico Rosberg ficou em segundo, Vettel terceiro, quarto Button, Hulkenberg quinto, sexto Alonso, sétimo Bottas, oitavo Vergne, nono Magnussen e décimo Raikkonen. 
No campeonato, Rosberg se isola na liderança, com o abandono de Hamilton. Grande corrida, sem sabermos quem venceria até praticamente a última volta, espetaculares brigas e Felipe Massa muito bem, apesar da batida com Perez. Voltamos daqui duas semanas na Áustria.






Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...