quinta-feira, 31 de julho de 2014

É Esporte Ou Desgraça? - Rugby



Salve Salve Nerds!


Hoje falamos de um dos esportes mais famosos do mundo e dos mais praticados também. Trazemos a história e um pouco das regras do Rugby, ou Rúgbi em português. Não se sabe exatamente a origem desse esporte, já que ao menos na Inglaterra ele era o mesmo esporte que o futebol, porém com duas regras as quais são essenciais nesse esporte e banidas do futebol, porém disso falaremos daqui a pouco. Reza a lenda, que na Inglaterra, no colégio Rugby, da cidade de mesmo nome, William Webb Ellis correu com a bola nas mãos até a linha de fundo, e dizem que assim surgiu o Rugby. Por 10 anos, como dissemos, futebol e rugby eram o mesmo esporte, porém com a abolição de duas regras, uma sobre carregar a bola com as mãos e outra sobre o tackle, várias equipes resolveram se desfiliar da Football Association e criaram a Rugby Football Union, que juntou 21 times ingleses. Houveram algumas cisões, por descontentamentos ingleses, que depois voltaram a se filiar a International Rugby Football Union, atual Rugby International Union. Em outras localidades o esporte acabou ganhando variações, como em partes da Austrália e Inglaterra, que acabaram por eventualmente mudar algumas regras das originais.
O primeiro jogo internacional de Rugby aconteceu entre Inglaterra e Escócia, com vitória escocesa. Já a primeira competição internacional reuniu Inglaterra, País de Gales, Irlanda e Escócia, em 1883, chamado Home International Championship. Em 1910, a França se juntou ao campeonato, que mudou o nome para Five Nations. Durante a segunda guerra mundial, os franceses ficaram de fora e o campeonato voltou ao nome original e depois novamente, em 1947, com a volta Francesa pós-guerra, ficou Five Nations. Em 2000, a Itália entrou no campeonato e até hoje ficou com o nome de Six Nations. Vale a lembrança que esta é a competição mais antiga entre seleções atualmente.
Há dois campeonatos em nível mundial, a Copa do Mundo de Rugby League, disputada desde 1954, hoje com 14 seleções participantes, porém anteriormente tinha apenas Austrália, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e França. Em treze edições, a Austrália levou 9 títulos, seguida de três taças da Grã-Bretanha e uma neozelandesa. A última Copa de Rugby League foi disputada em 2008. 
Décadas depois, surgiu a Copa do Mundo de Rugby Union, disputada em conjunto pela primeira vez na Austrália e na Nova Zelândia com 16 seleções convidadas. Para a segunda edição, em 1991, pela primeira vez foram necessárias eliminatórias para participar da Copa do Mundo e em 1995 a edição até hoje considerada mais histórica, disputada na África do Sul pós-apartheid e com Nelson Mandela tendo participação fundamental no título da seleção local. As maiores campeãs, com 2 títulos cada, são Austrália, África do Sul e Nova Zelândia. 


Regras:

Todas as regras são definidas pela International Rugby Board, sendo que o esporte é considerado profissional apenas desde 1995. 
Veja abaixo um resumo, via Portal do Rugby:

Existem duas formas de rugby: o Rugby Union e o Rugby League, com regras diferentes. A forma do Rugby Union é a mais difundida ao redor do mundo, e é praticada no Brasil. Existem duas modalidades principais do Rugby Union:  a tradicional com 15 jogadores de cada lado (XV ou 15-a-side) e a modalidade reduzida do Seven-a-Side (Seven, Sevens ou 7s), disputada com as mesmas regras, com apenas pequenas variações.

Bola: A bola de rúgbi é de formato oval, varia de 28,0 cm à 30,0 cm, com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, e de seção transversal de 58,0 cm à 62,0 cm, sua pressão deve estar entre 65,71 e 68,75 kPa, tendo assim, entre 410 à 460 gramas. 

Campo: O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros, e não há um mínimo determinado. A superfície é preferencialmente de grama, mas também pode ser areia, barro, neve ou grama artificial. O jogo pode ser sobre a neve, desde que a neve e a superfície subjacente sejam seguros para tal. Não é permitido jogar-se em uma superfície dura permanente como concreto ou asfalto.



A linha que marca o início do in-goal é considerada parte dele. As linhas laterais são consideradas fora de campo. Caso um atleta em posse da bola toque na linha lateral é considerado que a bola saiu do campo. 

Tempo: 2 tempos com 40 minutos cada. Após o fim de 40 minutos, o jogo se encerra quando a bola sair de campo, quando forem anotados pontos ou quando o time em posse da bola cometer uma falta.

Oficiais de jogo: Uma partida de rugby conta com um árbitro, auxiliado por dois assistentes nas linhas laterais. Pode haver também um quarto árbitro e um juiz de vídeo. 

Número de jogadores: São 15 jogadores de cada lado, sendo 3 especialistas (pilares e hooker). Uma equipe pode efetuar 7 substituições, sendo 2 reservadas para jogadores especialistas.
Podem ser efetuadas substituições temporárias em caso de sangramento. O jogador que está sangrando sai de campo e tem 15 minutos para estancar o sangramento, enquanto outro atleta joga em seu lugar.

Cartão amarelo: um jogador que comete uma falta grave pode ser punido com um cartão amarelo, que o colocado por 10 minutos de fora da partida.

Cartão vermelho: um segundo cartão amarelo ou uma falta gravíssima são punidos com a expulsão do atleta.

Objetivo e pontuação:

Existem quatro formas de se pontuar no rúgbi, sendo elas o objetivo do jogo.

Try (ensaio) – quando o jogador consegue apoiar a bola no chão dentro do chamado in-goal (área de validação), isto é, atrás da linha das traves (do gol). Vale 5 pontos.

Conversão: após um try, a equipe que pontuou tem direito a um chute a gol valendo 2 pontos. O chute é dado a partir de um ponto em uma reta que passe pelo local onde foi feito o try e seja perpendicular à linha de fundo.  A bola deve passar sobre a trave horizontal e entre as traves verticais.

Chute de Penalidade (Penal): faltas graves podem ser punidas com um chute de penalidade. O time que recebeu a falta pode optar por um chute do local onde a falta foi cometida. A bola deve ser apoiada no chão para o chute ser efetuado. A bola deve passar sobre a trave horizontal e entre as traves verticais. Vale 3 pontos.

Drop goal (pontapé de ressalto): em qualquer momento da partida, um jogador pode efetuar um chute a gol, que vale 3 pontos.  Antes de ser chutada, a bola deve obrigatoriamente tocar o solo. A bola deve passar sobre a trave horizontal e entre as traves verticais.

Obs: a equipe que sofreu os pontos deve efetuar um chute de reinício a partir do meio campo.

Um try vale 5 pontos, conversão 2, penal e drop goal 3. 

Posições:






1 e 3 – Pilares

2 – Hooker (Talonador)

4 e 5 – Segundas linhas

6 e 7 – Asas

8 – Oitavo

9 – Scrum-half (Médio-scrum ou Médio de formação)

10 – Abertura

12 e 13 – Centros

11 e 14 – Pontas

15 – Fullback (Zagueiro ou Defesa)


Regras principais:

Kick-off: a partida deve ser iniciada ou reiniciada com um chute efetuado a partir do centro do campo, devendo a bola percorrer pelo menos 10 metros para frente. A equipe que sofreu os pontos deve efetuar o chute de reinício.

Tackle (placagem): Somente o jogador que está com a posse da bola pode receber uma placagem, isto é, pode ser derrubado ou agarrado por um adversário. Derrubar ou obstruir um jogador que não esteja de posse da bola resulta em penalidade.

A placagem pode ser feita somente do peito do adversário para baixo. Uma placagem acima é punida com uma penalidade. Nenhum movimento de violência contra o adversário pode ser usado na tentativa de contê-lo, e não é possível fazer uso das pernas para se derrubar o adversário. O jogar que efetua o tackle é responsável pela segurança daquele que o sofreu.

Passe com a mãos: a bola pode ser passada com as mãos somente para um jogador atrás ou na mesma linha do jogador com a posse da bola. Uma bola passada para a frente resulta em uma falta, chamada de passe para frente, ou forward pass. A falta resultante é penalizada com um scrum para o adversário.

Knock on (bola para frente):Será anotada uma falta toda vez que um jogador deixar a bola cair para a frente, sendo penalizado com um scrum para o adversário.

Chute: um jogador pode chutar a bola para frente, mas somente o chutador ou um jogador que estivesse atrás ou na mesma linha do chutador no momento do chute podem apanhar a bola. Um jogador que estiver à frente estará em impedimento.

Um chute pode ser efetuado para fora. Se o chute foi dado à frente da linha de 22 metros defensiva, o lateral será cobrado do local paralelo onde a bola tocou o solo pela última vez. Se o chute foi dado atrás da linha de 22 metros defensiva, o lateral será cobrado no local onde a bola saiu.

Em penalidades graves, a equipe que recebeu a falta pode optar por chutar a bola para fora e cobrar o lateral no local onde a bola saiu.

Mark (marca): um jogador defensor que receba um chute do adversário dentro da linha de 22 pode pedir a marca no momento que tocar o solo com os pés. Com a marca, ele não poderá ser tocado e deverá chutar a bola para frente ou sair jogando (com um free kick).

Linha de impedimento: em jogadas paradas, a bola ou uma formação fixa marcam a linha de impedimento. Todos os jogadores devem ficar atrás da bola ou da formação. Um jogador que se posicione à frente dela está em posição de impedimento, não podendo participar da jogada. A participação resulta em penalidade. No jogo aberto, não há impedimento dos atletas que iniciaram a jogada em posição legal.

Obstrução: um jogador não pode obstruir a passagem de um jogador adversário, podendo ser punido com uma penalidade.

Jogador ao solo: quando o jogador que tem a posse da bola for ao solo, ele deverá deixar a bola livre. O ato de segurar a bola no solo resulta em penalidade. O jogador tem direito a um movimento com a bola antes de soltá-la.

Try contra (touchdown): um jogador pode apoiar a bola em seu próprio in-goal. A jogada resulta na anulação do try. Se o defensor introduziu a bola no in-goal, será anotado um scrum a 5 metros para o adversário. Se o atacante introduziu a bola no in-goal, o time defensor poderá efetuar um chute (para fora ou não) a partir da linha de 22 metros, ou sair jogando (free kick).

Vantagem: se a equipe que sofreu uma falta levar vantagem em uma jogada, o árbitro permitirá a sequência da jogada.

Formações:

Scrum (formação ordenada): em caso de faltas leves (como knock on e passe para frente), faltas graves (se a equipe optar) e tries anulados um scrum é marcado. 8 jogadores de cada lado formam uma escaramuça e se empurram. O scrum-half do time que recebeu a penalidade introduz a bola no meio da formação, e os atletas do scrum (exceto os pilares) podem utilizar os pés para puxar a bola. Os 3 jogadores da primeira linha são especialistas, e só pode haver disputa no scrum se os dois times possuem tais jogadores.

Ruck (formação fixa): quando um jogador vai ao solo em posse da bola, pode ser formado um ruck, no qual os jogadores buscam proteger a bola dos adversários, mantendo-a em seu campo. Os jogadores adversários podem tentar deslocar licitamente os jogadores que estão na formação, a fim de deixar a bola em seu lado do campo. Todos os jogadores devem ficar atrás do último homem que está na formação, não podendo entrar no ruck pela sua lateral.

Maul (formação móvel, formação volante): quando um jogador colide com o adversário, não vai ao solo, mas segue obstruído pelo oponente, pode ser formado um maul, no qual os jogadores empurrar os atletas que se chocaram a fim de levar a bola adiante. Derrubar um maul propositalmente resulta em penalidade.

Lateral (lineout): quando a bola sair pela lateral do campo, pode ser formado um lineout. Os jogadores fazem uma fila, paralela à fila do adversário, e a bola deve ser lançada entre as duas filas, eqüidistante. Jogadores podem ser erguidos pelos companheiros e, enquanto não tocam o solo, não podem ser deslocados pelos adversários. Um lateral pode se cobrado sem as filas serem formadas, caso o árbitro ainda não tenha se posicionado para a formação.



Sevens




A modalidade de seven-a-side segue as mesmas regras da modalidade tradicional, com algumas variações:

Tempo: 2 tempos de 7 minutos cada. Finais de torneios são em 2 tempos de 10 minutos cada

Número de jogadores: 7 jogadores de cada lado

Scrum: 3 jogadores de cada lado

Cartão amarelo: suspensão por 2 minutos


Reinício: a equipe que pontuou deve efetuar o chute de reinício
Obs: Esta é a modalidade que será a apresentada nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Para fechar, fique com um vídeo exibindo um pouco do que é uma Copa do Mundo de Rugby:



Fica mais uma vez a recomendação para você, que gosta de Rugby, visitar o Portal do Rugby, que contém tudo sobre o Rugby e notícias sobre as competições no Brasil. Não deixe também de compartilhar este e outros posts que você gostar, seja no Twitter, Facebook, VK, Google Plus, etc. Isso nos ajuda muito e faz do Nerd Esporte cada vez melhor, assim como as sugestões seja nos comentários ou no nerdesporte@gmail.com.



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...