sexta-feira, 11 de julho de 2014

Por Que Eu Amo MMA



Salve Salve Nerds!


Hoje o Arthur volta falando de MMA, confira:

Nesse fim de semana ocorreu o UFC 175 e eu infelizmente não vi o evento inteiro e por isso não teve review do evento, mas pelo menos eu escrevi algo, um texto sincero explicando as razões pelas quais eu amo este esporte tão novo.
O esporte como é hoje é muito novo, as regras unificadas de MMA, prometo um post futuro sobre isto, tem apenas 14 anos e foram instituídas primeiramente pela Comissão Atlética do Estado de New Jersey (New Jersey State Athletic Control Board, NJSACB) e depois a grande comissão de lutas dos EUA, Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC), apoiou e sancionou as mesmas regras, fazendo assim com que a capital mundial das lutas, Las Vegas, pudesse ser palco das lutas deste esporte.
 A primeira grande razão pela qual eu comecei a ver, gostar e estudar porque não o MMA, foi a sua plasticidade e complexidade, impulsionadas por grandes lutadores, como Chuck Lidell, Anderson Silva e Lyoto Machida. Os golpes dos mais variados ângulos foram algo chocante par mim, que era acostumado com o boxe arcaico, e com golpes por mais espetaculares que fossem, não se comparavam com o MMA, golpes da garça, piruetas, andadas na grade, voos eram coisas que realmente poderiam acontecer.




A segunda razão foi o espírito de underground que o esporte possuía, as lutas pareciam ser feitas para se assistir em um bar com motoqueiros, falando palavrão e vendo quem era o mais forte dos dois lutadores que entram em uma “jaula” para se atracarem na porrada.



A terceira razão foi a técnica, quando comecei a entender mais sobre o esporte eu realmente comecei a curtir lutas de cinco rounds, lutas no chão e categorias mais leves. Eu realmente aprecio uma guerra no jiu-jitsu e uma luta técnica, nocautes são legais, brasileiros vencendo as lutas é legal, mas uma luta disputada e com grande números de golpes e reviravoltas.




A quarta razão é a imprevisibilidade das lutas. O MMA é um dos únicos esportes onde os mais talentosos nem sempre vencem, visto em Anderson Silva perdendo duas vezes para Chris Weidman e mais recentemente Renan Barão contra T.J. Dillashaw. 



 A quinta razão é a evolução do esporte, o futebol em 14 anos de existência não evoluiu o que o MMA evoluiu nesse tempo, assim como outros esportes. Vamos considerar que a época do lançamento do MMA foi única e provavelmente sem a tecnologia que temos ele não seria o que é, mas é inegável que campeões de hoje em dia são muito mais técnicos e capazes do que campeões de alguns anos atrás, novas posições surgem, novos golpes surgem, novas técnicas surgem e a cada dia o esporte revela lutadores melhores. Se colocássemos Jon Jones ou Cain Velásquez contra campeões de sete anos atrás eles com certeza aplicariam surras inacreditáveis. Ainda existem lutadores da primeira geração de lutadores de MMA, mas a nova geração já treina uma modalidade específica, não treina somente jiu-jisu, mhuay thai ou boxe separadamente, a nova geração está espancando a antiga porque já existem maneiras de se treinar tudo junto.




Prometo um outro texto sobre a nova geração do MMA nas próximas semanas.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...