domingo, 21 de setembro de 2014

Colúnia Esportiva 49 - Taca-lhe Pau Hamilton!



Salve Salve Nerds!


Na qualificação, o Q1 foi dominado pela Ferarri, mais rápida com Alonso e Raikkonen. Ficaram de fora da primeira parte Sutil, Maldonado, Bianchi, Chilton, Ericsson e Kobayashi. Já no Q2, as Mercedes voltaram a ponta e deixaram as Ferrari na segunda fila. De fora ficou Button, mal novamente, Vergne, Hulkenberg, Gutierrez, Perez e Grosjean. Na briga pela pole position, o Q3, Felipe Massa era o pole position até o cronometro zerar, mas na última volta do restante dos 10 pilotos, Hamilton conseguiu superar Rosberg por 0.007 segundo e conseguiu a pole. Em terceiro ficou Ricciardo, quarto Vettel, quinto Alonso, sexto Massa, sétimo Raikkonen, oitavo Bottas, nono Magnussen e décimo Kvyat. 



Ainda na volta de apresentação, Nico Rosberg não conseguiu sair com o carro, já que o motor morreu. Assim ele largou dos boxes em último lugar ao invés de segundo. Kobayashi teve problemas de motor ainda na volta de apresentação e abandonou. Na largada, Hamilton manteve a ponta e Alonso pulou pra segundo, porém passando dos limites da pista devolveu posição para Vettel. Felipe Massa não largou tão bem do quinto posto, porém na briga entre as Mclarens de Magnussen e Button ele recuperou duas posições e ficou em sexto. Depois das brigas nas duas primeiras voltas, pouca emoção e ultrapassagens na frente do grid. Rosberg seguia com problemas no carro, com as marchas tendo problemas e prejudicando o seu tempo de volta bastante. Na nona volta, Sutil foi o primeiro a passar nos boxes. A prova realmente caminhava com pouquíssimas brigas e nada de ultrapassagens. 

Top 5 com Hamilton, Vettel, Alonso, Ricciardo e Raikkonen. Na estratégia dos pits, Felipe Massa ganhou a posição de Kimi Raikkonen. Hamilton mesmo antes dos pits abriu 6.6 segundos para Vettel, corrida na mão com 13 voltas. E após os pits, Raikkonen encostou em Massa na briga pela oitava posição, pois nem todos haviam feito os pit stops. Rosberg foi aos boxes e colocou o seu quarto volante na prova para tentar fazer funcionar o carro de maneira correta, porém nada do bólido funcionar, por isso a equipe decidiu recolher o carro e o alemão abandou, correndo grande risco de perder a liderança do campeonato para Hamilton, caso ele vencesse a corrida. Com a nova regra punindo as equipes por darem informações maiores pelo rádio, poucas são as conversas mostradas pela transmissão que façam alguma diferença. Enfim, acordamos aqui e depois de uma misteriosa tela preta na transmissão, Fernando Alonso ficou mais próximo de Vettel em uma possível briga pelo segundo lugar. A diferença entre os dois caiu para 2 segundos. Diferença entre Vettel e Alonso caiu para quase 1 segundo, o suficiente para poder se utilizar a asa móvel. As Williams pararam antes e colocaram os pneus macios, os mais duros da prova, talvez não parando mais até o final. Parando antes, Alonso conseguiu ganhar a posição de Vettel e assumindo o terceiro lugar. Ricciardo, então líder, parou e voltou em quarto. Fernando Alonso vinha voando, fazendo melhor volta da prova e a 4 segundos do líder Hamilton. 

Em estratégia diferente, Jenson Button vinha arriscando fazer apenas dois pit stops, porém ia muito mais lento que os adversários próximos. Por isso, Felipe Massa vinha encostando no inglês, tirando mais de 1 segundo de diferença por volta. 
Perez colidiu com Sutil em tentativa de ultrapassagem e acabou destroçando o bico do carro totalmente, trazendo o tão esperado Safety Car. O carro de segurança esteve presente em todas as provas de Cingapura na história. Muitos carros foram para os boxes tentando mudar a estratégia de prova e quem sabe ganhar posições no final. Top 5 durante os pits e na volta 33 era Hamilton,Vettel, Ricciardo, Alonso e Massa. Enfim, na volta 38, o Safety Car saiu e tivemos a relargada com Hamilton na liderança tranquilo, seguido por Vettel, Ricciardo, Alonso e Massa. Em uma volta, Hamilton já abriu mais de 3 segundos, o restante está ainda bem próximo. Todos os pilotos da frente do grid não precisariam fazer mais pit stops, exceto Hamilton, que ainda necessitava colocar o pneu macio. Hamilton abriu 12 segundos para Vettel, portanto ainda poderia conseguir vantagem suficiente para voltar na liderança após o pit stop. Briga mortal por posições entre Maldonado, Grosjean e Perez. Maldonado aparentemente abriu a asa móvel sem ter algum adversário 1 segundo a sua frente. Com o intenso calor, Kvyat reclama da água que esquentou no seu carro e que ele precisaria tomar. Diferença entre Hamilton e Vettel em 18 segundos, não suficiente ainda para o inglês voltar em primeiro. 

Na briga pela sexta posição, Bottas vinha com problemas na direção hidráulica e era seguido por Button e Raikkonen. Restando 10 voltas, Hamilton tinha 24 segundos de vantagem para Vettel, porém os pneus do inglês se esfarelavam e com o pit stop a fazer ele voltaria em quarto lugar. Na volta 52, Hamilton foi para os boxes. E o inglês voltou atrás apenas de Vettel, mas pressionado por Ricciardo e Alonso, que tinham pneus velhos. E muito mais rápido, Hamilton chegou sobrando pra cima de Vettel, que não teve como resistir. Tentando passar Bottas, Button teve problemas no carro e abandonou.Restando 6 voltas, Vettel, Ricciardo e Alonso seguiam na briga pelo segundo lugar, pois Vettel tinha pneus ruins. Nada de brigas com direito a escapada de Bottas na última volta. Vence Lewis Hamilton em uma prova bem parada e monótona! O inglês assume a liderança do campeonato agora com 3 pontos a mais que o novo vice-líder Rosberg. Em segundo na prova ficou Vettel, terceiro Ricciardo, quarto Alonso, quinto Massa, sexto Vergne, punido com 5 segundos e assim caindo para nono, sétimo Perez, oitavo Perez, nono Hulkenberg e décimo Magnussen. 



A F1 volta daqui duas semanas em Suzuka, no Japão, para termos mais emoção na categoria.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...