domingo, 5 de outubro de 2014

Colúnia Esportiva 50 - Juntos Com Bianchi



Salve Salve Nerds!



Antes da qualificação em Suzuka, duas notícias importantes, uma delas inclusive adiantada pelo Diário Motorsport. Fernando Alonso correrá na Mclaren e Sebastian Vettel na Ferrari. As equipes e os pilotos não confirmaram por conta de questões contratuais, mas as notícias são mais do que fortes. Agora sim, no Q1 tempo bom e calor, mesmo com a expectativa da chegada de um tufão ao Japão, nada de novo com o domínio da Mercedes, ficaram de fora Ericsson, Kobayashi, Chilton, Bianchi, Grosjean e Maldonado. No Q2 domínio da Mercedes, abismo, Williams e o restante. Não houve surpresas com os eliminados, apenas a quase eliminação de Vettel, que terminou em décimo o Q2. Os eliminados foram Vergne, Perez, Kvyat, Hulkenberg, Sutil e Gutierrez. O Q3 novamente teve a briga entre as Mercedes, pois apenas em condições muito adversas para outra equipe se habilitar a brigar pela pole position. Nico Rosberg foi mais equilibrado e conseguiu superar Hamilton. No terceiro lugar ficou Bottas, superando Massa, quinto Alonso, sexto Ricciardo, sétimo Magnussen, oitavo Button, nono Vettel e décimo Raikkonen. 



A largada da corrida foi com o Safety Car presente, já que a chuva era forte. E na segunda volta, Ericsson conseguiu escapar e após breve ajuda dos fiscais de prova para tirar o carro de posição perigosa, o piloto voltou para a prova. Com condições muito ruins, a direção optou por bandeira vermelha. Após a paralisação, a chuva diminuiu e às 3 e 25 da manhã a prova voltou. Relargada com Safety Car e Fernando Alonso teve problemas com o carro, que apagou e não voltou a funcionar, causando o abandono do espanhol. Na décima volta, enfim, o Safety Car saiu da pista e tivemos a relargada. Na frente do grid nada mudou, Button foi para os boxes trocar pneus, arriscando intermediários, e caiu para o final do grid. Maldonado também trocou os pneus para intermediários. Mal houve a relargada e as Mercedes estavam isoladas do restante do grid. Com a pista secando, todos resolveram rumar aos boxes para colocar pneus intermediários. Felipe Massa parou na volta seguinte e caiu para sexto. Hamilton, mesmo com pneus de chuva extrema, fez a melhor volta da prova. Jules Bianchi, da Marussia, chegou a ocupar o terceiro posto e após parar nos boxes caiu para décimo oitavo. Button, o terceiro colocado do momento, estava a 16 segundos dos líderes Rosberg e Hamilton. Vettel, na habilidade, passou Felipe Massa se aproveitando dos espaços. Após a passagem do alemão, Ricciardo foi para cima do brasileiro em busca da posição e conseguiu também. Ricciardo, por fora, passou Bottas a exemplo do companheiro Vettel. Red Bull apostou em acertar o carro para o tempo chuvoso e estava rendendo bem mais do que a maioria. 
Já a Williams não conseguiu ainda acertar o seu carro para a chuva, rendia muito menos do que o normal. E  na volta 21 as Red Bull já conseguiam render mais do que as próprias Mercedes. Na vigésima quinta volta, a direção de prova autorizou o uso da asa traseira móvel, o DRS. Mesmo com asa aberta, Hamilton não conseguiu passar Rosberg. E após algumas voltas colado, Hamilton conseguiu se aproveitar da asa móvel e da reta para passar Rosberg no começo da sequência de curvas. Volta 32 e top 5 com Hamilton, Rosberg, Button, Vettel e Ricciardo. Button fez o pit stop e devido a problemas na parada perdeu posições para as Red Bull. Vettel adiantou a parada e perdeu posição para Ricciardo, que ocupava portanto a terceira posição. O alemão tetracampeão mundial vinha fazendo melhores voltas da prova em sequência. Rosberg parou e deu lugar a Ricciardo na segunda posição. Hamilton, voltas depois, também parou, voltando atrás de Ricciardo, que não havia parado ainda e poderia arriscar ficar mais tempo na pista. O australiano não aguentou e parou, voltando em quinto. 
Em grande briga, Ricciardo passou Button, que deu o troco e reassumiu a posição por fora. A chuva apertou e ficava a expectativa de uma possível necessidade de trocar de pneus para os de chuva pesada. Ricciardo, agora sim, conseguiu ultrapassar Button. E Button seguiu o parceiro Magnussen, trocando para os pneus de chuva pesada. Sutil escapou da pista e o Safety Car apareceu novamente. Final de prova com emoção, quando restavam 9 voltas. Jules Bianchi aparentemente bateu no guindaste que estava retirando o carro de Sutil. Novamente, tivemos bandeira vermelha devido aos possíveis acontecimentos. E a corrida não terminou, ficou por isso na volta 47 de 53. Terminou a prova e os dez primeiros foram Hamilton, Rosberg, Ricciardo, Vettel, Button, Bottas, Massa, Vergne, Hulkenberg e Perez. Nada de comemorações no circuito, todos tensos em relação ao que ocorreu com Jules Bianchi. O piloto foi levado ao hospital inconsciente e não se sabe a gravidade do acidente ou o estado de saúde de Bianchi. Ficam os nossos sentimentos e preces para que ele melhore e volte para as pistas o mais rápido possível. 

Todos sérios e apreensivos com a situação de Bianchi




Amanhã, e pelo Twitter também, traremos maiores informações sobre a situação de Jules Bianchi.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...