domingo, 12 de outubro de 2014

Colúnia Esportiva 51 - O Czar Hamilton



Salve Salve Nerds!


A Fórmula está de volta e pela primeira vez na Rússia, mais precisamente em Sochi. Sim, a cidade dos Jogos Olímpicos de Inverno tem uma pista rodeando o parque olímpico, que recebeu a décima sexta etapa do mundial. Na primeira parte da classificação, o Q1, a surpresa negativa foi Felipe Massa, que teve problemas na entrada de combustível no motor e o carro rendeu bem menos do que o esperado, deixando o brasileiro em décimo oitavo no grid. Junto com ele ficaram de fora Ericsson, Kobayashi, Chilton e Maldonado. Não houve nenhum substituto para o carro de Bianchi. Já no Q2, fora o domínio das Mercedes, ficou de fora Sebastian Vettel, que deixou para resolver de última hora a sua situação e não conseguiu fazer boa volta. Ficaram de fora também Hulkenberg, Perez, Gutierrez, Sutil e Grosjean. Já no Q3, Hamilton estava dominando, seguido por Rosberg, como naturalmente aconteceu na temporada. Porém, Bottas quase consegui quebrar a hegemonia da Mercedes, estava fazendo o melhor tempo, porém errou na última curva e acabou ficando em terceiro. Magnussen, Hulkenberg e Chilton perderam 5 posições no grid por trocarem o câmbio. Maldonado perdeu 5 posições por já ter utilizado o máximo de motores da temporada. 




Na largada, Rosberg passou Hamilton, porém precisou ceder posição ao companheiro de equipe por passar usando a parte de fora da pista. O alemão foi aos boxes na volta seguinte, pois sentiu vibrações em um dos pneus e achou melhor trocar. Felipe Massa, que lá do fundo do grid já havia ganho 4 posições, acabou também passando nos boxes. Ambos apostaram na troca de pneus para não parar até o final.  O top 5 do momento era Hamilton, Bottas, Button, Alonso e Vergne. Sem o companheiro Rosberg, Hamilton foi se isolando na ponta, enquanto Bottas também abriu para Button. Boa briga do sexto para trás, com Vettel sendo seguido por Kvyat, Raikkonen, Vergne e Ricciardo. Massa e Rosberg vinham rendendo bem e já estavam em décimo segundo e primeiro lugares. Rosberg, voando, chegou em Sergio Perez e passou, já Massa não conseguiu e sofreu atrás do mexicano. Alonso vinha rápido e tentava conseguir mais um pódio se ultrapassasse Button. 
Com as paradas dos líderes, Rosberg conseguiu chegar na briga pelo pódio e assumiu o terceiro posto. Massa, que poderia ter entrado na briga, acabou não conseguindo passar por Perez e teve a sua corrida toda prejudicada. Alonso, que estava brigando pelo pódio, teve seu pit stop prejudicado pela Ferrari, que se atrapalhou e fez o espanhol voltar atrás de Massa no décimo primeiro lugar. Após os reajustes de posições, Nico Rosberg ficou em terceiro atrás de Bottas, que não resistiu ao carro superior da Mercedes e acabou perdendo a segunda posição. Felipe Massa precisou ir aos boxes mais uma vez devido ao tempo perdido atrás de Perez, porém assim jogou fora as chances de melhores posições. 
Rosberg, mesmo com um pneu muito usado, 31 voltas, fez a melhor volta da prova. Na volta 33 o top 5 era Hamilton, Rosberg, Bottas, Button e Magnussen. Poucas brigas na pista, apenas Ricciardo querendo a sexta posição de Alonso. E sem emoção no final, com Bottas não conseguindo tirar a vantagem de Rosberg, terminou o primeiro GP da Rússia! Vence Lewis Hamilton, com a Mercedes garantindo o título de construtores! Hamilton vence pela nona vez no ano e abre 17 pontos para Rosberg. 


A F1 volta daqui 3 semanas em Austin, nos Estados Unidos, corrida que não deverá passar na Globo. Pedimos desculpas pelo relato não tão detalhado, pois tivemos problemas "técnicos" e o estagiário acompanhou apenas o final da prova ao vivo.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...