domingo, 2 de novembro de 2014

Colúnia Esportiva 52 - O Lorde Xerife Voltou



Salve Salve Nerds!


A Fórmula 1 voltou aos Estados Unidos, em Austin, mais precisamente no Circuito das Américas. Na qualificação, apenas recordamos do domínio da Mercedes, seguida pela Williams. No Q1, com a ausência de Caterham e Marussia devido a problemas financeiros, ficaram de fora apenas 4 pilotos: Vergne, Gutierrez, Vettel e Grosjean. No Q2 seguiu a mesma tônica, apenas com a surpresa de a Sauber passar para a terceira parte do treino pela primeira vez no ano com Sutil. Ficaram de fora nesta parte Maldonado, Perez e Hulkenberg. Na luta pela pole position, Rosberg foi mais rápido e não errou, conseguindo quebrar a sequência de Hamilton, o segundo colocado. Em terceiro ficou Bottas, quarto Massa, quinto Ricciardo, sexto Alonso, sétimo Magnussen, oitavo Raikkonen, nono Sutil e décimo Button, porém o inglês foi punido e caiu para décimo segundo.



Largada limpa das Mercedes, mas com Felipe Massa passando Bottas e assumindo o terceiro posto. Alonso também foi bem e pulou para quarto lugar. E já na primeira volta Safety Car. Sutil bateu o carro em Perez e ficou no meio da pista. Todos foram para os boxes buscando mudar a estratégia de 
pneus e de corrida. Perez também acabou abandonando a prova. Top 5 sem mudanças, Rosberg, Hamilton, Massa, Bottas e Alonso. Após 4 voltas sob Safety Car, enfim ele saiu e a corrida recomeçou. Relargada com Massa pressionado por Bottas e Ricciardo em cima de Alonso. O australiano conseguiu em boa manobra passar o bicampeão mundial e assumir o quinto posto. Gutierrez, Button e Maldonado investigados por acelerar mais do que o permitido durante o Safety Car. Com 9 voltas, as Mercedes já abriam 4.6 segundos de Felipe Massa e o restante do batalhão, briga pela vitória mais do que restrita. Grande ultrapassagem de Vergne sobre Grosjean na luta pelo nono lugar. 
Gutierrez, Maldonado e Vergne foram punidos por excesso de velocidade sob o Safety Car, Button poupado. Após voltas sonolentas, Ricciardo encostou em Bottas, com sede e vontade de passar o finlandês. Porém, Massa e Ricciardo foram para os boxes na volta seguinte. Em outra grande ultrapassagem, Ricciardo deixou para trás Bottas, que tentava recuperar a quarta posição perdida. Raikkonen, sem parar, ocupava a terceira posição. Com problemas no carro, Hulkenberg abandonou a prova. Na briga tripla entre Gutierrez, Vergne e Grosjean, os dois últimos passaram Gutierrez. Diferença entre Rosberg e Hamilton caia entre as voltas 17 e 20, de 2.4 segundos para 1.4. 
Incrível duelo entre Alonso e Button valendo a sétima posição. Button segurou as pontas e manteve distância razoável para o espanhol. Hamilton tirou a vantagem de Rosberg e enfim tivemos uma luta pela vitória. Com seu espírito competitivo, Alonso não desistiu e passou Button com maestria. E Hamilton também foi pra cima e passou Rosberg, valendo a liderança da prova e do campeonato. Vergne tentava passar Grosjean e o francês tentava passar Vettel. Grosjean acabou conseguindo deixar o apagado Vettel para trás. Vergne deixou para trás o alemão e Raikkonen seguiu o caminho. Mais uma vez na habilidade, Alonso ultrapassou Magnussen e assumiu o sétimo lugar. Inspiradíssimo, Grosjean passou Button e ficou com o oitavo posto. Button, com problemas, foi passado por Vergne. 
Na volta 31, top 5 com Hamilton, Rosberg, Massa, Ricciardo e Bottas. Nos boxes, Felipe Massa perdeu posição para Daniel Ricciardo. Assim, o brasileiro ficou com o quarto lugar. Com as paradas dos líderes finalizadas na volta 35, nada de mudança além de Felipe Massa perdendo o terceiro lugar. 
Rosberg vinha voando, tirando 0.9 de Hamilton, que tinha vantagem de mais de 4 segundos. Massa vinha bem também, encostando em Ricciardo. Vettel recuperou um rendimento melhor e encostou em Magnussen na briga pelo nono lugar. Dando o troco em Grosjean, Button fechou a porta e passou o francês. Após escapar da pista na primeira tentativa, Vettel passou Magnussen. Sobrando com os pneus novos, 
Alonso foi para cima de Vettel e no primeiro espaço conseguiu a ultrapassagem pelo sexto lugar. Raikkonen, talvez o pior piloto na corrida, não conseguiu passar Kvyat e ainda levou o X do adversário. Vettel fez a parada na volta 50 e voltou em décimo quarto lugar. Boa briga e trem da alegria comandado por Vergne, que passou Grosjean e trouxe vários carros junto dele. Restando 4 voltas, Massa encostou em Ricciardo tentando ir para o pódio. Vergne passou Button, no trenzinho, e Grosjean foi pra cima do inglês também. Maldonado e Vettel passaram o lentíssimo Button. 
Grosjean acabou escapando da pista e perdendo posições para os citados na linha acima. E após 56 voltas, vence Lewis Hamilton! Décima vitória no ano! Em segundo ficou Rosberg, terceiro Ricciardo, quarto Massa, quinto Bottas, sexto Alonso, sétimo Vettel, oitavo Magnussen, nono Maldonado e décimo Vergne. É a primeira vez que um carro com número 13 pontua na história da Fórmula 1, com Maldonado. Esta também é a segunda vitória de Hamilton em Austin. No campeonato, Hamilton abriu e agora tem vantagem de 24 pontos para Rosberg restando duas provas, no Brasil e em Abu Dhabi valendo o dobro de pontos. 



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...