sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Análise Champions League



Salve Salve Nerds!



Antes de tudo, rrrroda a vinheta:



Após esse hino do futebol vamos para as análises dos confrontos das oitavas de final da Champions League 2014/2015.



PSG x Chelsea:

Confronto equilibradíssimo. O PSG pegou um grupo tranquilo, mas que tinha o Barcelona, e assim ficou em segundo por perder na última rodada para os catalães. Já os Blues pegaram um grupo nivelado por baixo com Schalke, Sporting e Maribor. Portanto, nada de surpreendente o time passar em primeiro. Para esta fase, o PSG precisa fazer suas estrelas trabalharem melhor juntas, como um time que quer ser campeão. Contra o Chelsea de Mourinho, um treinador mais que acostumado com decisões, tudo que vier a acrescentar pode ajudar. Analisando jogador por jogador no papel, os parisienses até são melhores, porém taticamente e no momento os ingleses estão melhores e na humilde opinião desse comentarista passam de fase.

Manchester City x Barcelona:

O time azul de Manchester sofreu, mas passou de fase enfim e no complicado grupo que contava com Bayern de Munique, Roma e CSKA, o que destoava mas que ainda dificultou no final. O Bayern era muito superior e passou em primeiro, já o segundo posto ficou em disputa até a última rodada entre Roma e City, que precisou vencer na casa dos italianos para se classificar. O Barcelona dispensa apresentações, não joga o futebol já visto com Guardiola e outros mas ainda é um time fortíssimo. Agora com Suárez conta com um trio incrível junto a Messi e Neymar. Todo o favoritismo é dos catalães, que como poucos sabem jogar a Champions, mas o City pode sonhar, ainda mais com Aguero em grande fase. É difícil não apostar no Barcelona como classificado, acredito que o City precise evoluir para querer chegar longe na maior competição de clubes do mundo, então quem deverá passar é o Barcelona.

Bayern Leverkusen x Atlético de Madrid:

O Bayern Leverkusen passou em segundo em um grupo dos mais fracos, que ainda tinha Monaco, Zenit e Benfica. A equipe alemã é bem mediana, sem destaques maiores, mas que taticamente joga bem, como a escola alemã vem nos mostrando recentemente. O Atlético de Madrid também não teve muito trabalho para se classificar, apenas a Juventus era uma ameaça ao primeiro lugar, enquanto Olympiacos e Malmo ficaram para trás, mesmo com os gregos chegando a sonhar com a classificação na rodada final caso os italianos fossem goleados. Para o jogo entre alemães e espanhóis, a aposta é total no Atlético, que mesmo desfigurado com a perda de Diego Costa, Filipe Luís, Courtois e outros continua capaz de vencer adversários medianos. O Leverkusen vai precisar jogar muito se quiser passar, é ajeitado e tudo mas tecnicamente perde para os madrilenhos. Está mais para um zebra os alemães passarem, mas vai que eu queimo a língua né...

Juventus x Borussia Dortmund:

A Juventus, com sua equipe de qualidade média-alta estava no mesmo grupo do Atlético de Madrid, como citado acima, e variou entre boas e más atuações para passar em segundo lugar. O Borussia Dortmund fez uma boa primeira fase, contando com Arsenal, Anderlecht e Galatasaray no grupo. Os alemães tiveram problemas apenas com o Arsenal, que ficou com os mesmos 13 pontos do time no grupo, enquanto os outros dois ficaram bem atrás. Para o jogo, imagino equilíbrio, pois a Juventus tem craques como Tevez, Pirlo, Buffon, Pogba, porém não transforma isso em um estilo de jogo convincente e que renda mais vitórias ao time. O time de Dortmund perdeu seu grande atacante, Lewandowski, além de outros destaques, e procura se reerguer. Estão muito mal no campeonato nacional e jogarão suas vidas na competição européia. A aposta fica no Borussia, mas não será surpresa a Juve passando, apenas acredito menos na equipe italiana.

Schalke 04 x Real Madrid:

O Schalke passou em segundo no razoável grupo do Chelsea. A equipe alemã brigou com o Sporting até a última rodada para passar em segundo, tendo que vencer o Maribor fora de casa e contar com a derrota dos portugueses contra o Chelsea. O atual campeão, Real Madrid, passou atropelando os adversários, venceu todos os jogos contra Basel, Liverpool e Ludogorets. Para esse jogo será uma hecatombe caso o Real não se classifique, tem melhor time, está em uma sequência histórica de vitórias seguidas e outros tantos motivos que poderíamos citar dos galáticos. 

Shakhtar Donetsk x Bayern de Munique:

O Shakhtar passou por altos e baixos para se classificar no seu grupo com Porto, Athletic Bilbao e BATE Borisov. Contra o BATE literalmente bateu no adversário, goleando, mas diante do Porto não venceu e sofreu contra o Athletic para conseguir pontos e passar em segundo. O Bayern, diferente do adversário, jogou muito e fez das melhores campanhas da primeira fase, perdendo apenas um jogo e vencendo todos os outros no equilibrado grupo com Manchester City, Roma e CSKA. Para este confronto os bávaros são também muitíssimo favoritos, o elenco dispensa comentários e os ucranianos ainda tem um elenco mediano que tenta se construir melhor. Luiz Adriano é o destaque da equipe ucraniana, mas sozinho ele não classificará o time diante do elenco em que quase todos são jogadores de altíssimo nível. 

Arsenal x Monaco:

Os gunners foram bem e passaram em segundo no grupo do Borussia Dortmund, tendo atuações mais contundentes do que em outros anos de Champions que passou de fase também. O Monaco, no grupo do Bayern Leverkusen, passou aos trancos e barrancos. A equipe do principado se classificou para a Champions quando ainda tinha os astros colombianos James Rodriguez e Falcao Garcia, porém hoje não conta com nenhum jogador acima da média e essa classificação já foi um prêmio. Assim, para o jogo coloco o Arsenal como favorito e classificado, pois está mais adaptado à competição, enquanto o Monaco pouco chegou a jogar e não tem um time para bater Alexis Sanchez, Podolski, Ozil, Rosicky e outros nomes de peso. 

Basel x Porto:

Os suíços são a grande surpresa deste mata-mata. Se classificaram no sufoco no grupo que tinha Real Madrid e Liverpool, com direito a empate dramático diante dos ingleses em Anfield Road. Já o Porto fez uma boa campanha no seu grupo que tinha o Shakhtar como adversário maior, então ainda não teve um adversário de peso e não terá agora também. O Basel joga por uma bola, por um gol que possa os fazer segurar o restante do jogo, enquanto os portugueses são favoritos e não precisarão jogar tanto assim para se classificar. 

Esta foi a tentativa de análise de todos os confrontos destas oitavas de final da Champions League. As partidas do mata-mata acontecem ano que vem em março.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...