quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ronaldo - Glória e Drama no Futebol Globalizado



Salve Salve Nerds!


Hoje falaremos de um livro esportivo, coisa que não fazíamos há algum tempo. O livro "Ronaldo - Glória e Drama no Futebol Globalizado" foi escrito por Jorge Caldeira e publicado pela editora 34 e Lance Editorial. É um livro um pouco antigo, de 2002, mas que tem seu diferencial, conforme explicaremos na sequência. 

Jorge Caldeira conta a história de Ronaldo, desde as suas origens em Bento Ribeiro, a família humilde e trabalhadora, que pagava escola particular para os 3 filhos e por isso passava necessidades em casa. Do menino que foi mostrando seu talento para de uma hora para outra, sair do futsal, ir para o futebol no São Cristóvão e rapidamente brilhar no Cruzeiro. Tudo para Ronaldo foi muito rápido e precoce, com 17 anos foi campeão mundial com o Brasil em 94 e dali foi para o PSV. Do PSV foi para o Barcelona e com 20 anos já estava na Internazionale de Milão. Foi artilheiro em todos esses times citados e mesmo assim encontrou adversidades e gente que duvidasse dele. 

Além da história futebolística, Caldeira trata de como Ronaldo foi pioneiro, meio por acaso, do futebol de marketing e dos contratos publicitários e de imagem que os jogadores tem hoje. Ele foi o primeiro atleta do futebol patrocinado pela Nike, que quis abrir suas fronteiras dos Estados Unidos e viu o jogador como o jogador global, que todos conheciam. Em pesquisas, ele foi mais lembrado que o próprio Michael Jordan. Ronaldo fez um contrato com 13 anos de idade com empresários, que colocaram direitos sobre imagem e afins em um tempo em que ninguém pensava no assunto. 

Antes, os clubes detinham os direitos sobre os passes dos jogadores e os atletas não poderiam sair até o fim do contrato ou se os clubes não quisessem que ele saísse antes. 
Isso mudou com o caso Bosman. Jean-Marc Bosman era jogador do Liege, da Bélgica, e entrou na justiça comum pois disse que seu clube o impediu de se transferir para outra equipe, quando ele poderia se transferir segundos as regras. Com a decisão a favor, acabou ocorrendo uma mudança não só local, como global no futebol. Os times não tinham mais direito de segurar os jogadores, que agora tinham os passes com eles mesmos e poderiam negociar do modo que gostariam. 

Assim, Ronaldo e seus empresários negociaram com PSV, Barcelona, Inter e outras equipes, explorando direitos antes negados pelos times, e que não eram bem vistos pelos dirigentes arcaicos.
Os dirigentes não entendiam as mudanças e negociavam como se nada tivesse mudado, causando problemas para Ronaldo, que era tratado como mercenário e aproveitador pelos dirigentes. 

O livro segue contando sempre a história de Ronaldo, com o drama de 98, a lesão grave no joelho e a redenção de 2002. Sempre colocando as mudanças no esporte, que ocorriam paralelamente. Ele cita exemplos de como a ESPN se tornou uma gigante, apenas por ter adquirido direitos de transmissão de um campeonato simples e até então desconhecido. Ou de como a disputa pelos direitos de transmissão dos jogos de futebol veio e ainda vem se supervalorizando. 

Ou seja, é uma boa leitura, não só para saber mais da vida desse gênio do futebol, mas também para ver as enormes transformações que o mercado futebolístico passou nos anos 90 e começo dos 2000. Se você quiser adquirir o livro pode comprar AQUI com o preço mais em conta que encontramos na internet.

Se você gostou desse post, por favor compartilhe ele e outros trabalhos nossos nas redes sociais. Isso nos ajuda muito e nos faz ser ainda melhores. Sugestões, parcerias, críticas, etc podem ser feitas tanto nos comentários quanto no nerdesporte@gmail.com

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...