domingo, 15 de março de 2015

Colúnia Esportiva 55 - 11 Homens e uma Corrida



Salve Salve Nerds!


Enfim a Fórmula 1 está de volta, novamente começando na Austrália a temporada com polêmicas e surpresas. A primeira confusão foi a ação judicial de Giedo Van der Garde contra a Sauber, exigindo a sua vaga no time para a prova australiana. Após negociações e muitas ameaças do holandês, inclusive de prisão da chefe da equipe, Monisha Kaltenborn, Já na qualificação tivemos maiores surpresas, mas dentro da pista.

No Q1, Mercedes se poupando e usando o pneu médio ao invés do macio. Não mudou muito, fizeram primeiro e segundo lugares. As Ferrari atrapalharam a Williams e conseguiram a segunda fila. Já no lado negativo, a Mclaren ficou de fora com seus dois carros, tanto Button quanto Magnussen não conseguiram ficar entre os classificados. Foi a primeira vez na história que a equipe ficou com os dois últimos lugares do grid na classificação. Junto com eles também ficou de fora Ericsson, da Sauber,
Na segunda parte, o Q2, Mercedes brincando na frente, mas com a Williams já evoluindo em relação a Ferrari. A briga foi forte mesmo pelas últimas vagas entre os 10 primeiros. Felipe Nasr, que estava muito bem, ficou de fora por muito pouco. Quem também não passou foi Verstappen, outro que mostrou serviço, Kvyat mesmo com a Red Bull, Hulkenberg e Perez. 
No Q3, a superpole, domínio total da Mercedes e principalmente de Hamilton, que logo carimbou o primeiro lugar e de lá não foi ao menos ameaçado de sair por Rosberg. Na pole position dos carros normais ficou Felipe Massa, quarto lugar Vettel, quinto Raikkonen, sexto Bottas, que errou no final da volta, sétimo Ricciardo, oitavo Sainz estreando e na STR, nono Grosjean e décimo Maldonado. 


A prova nem começou e Bottas teve dores nas costas, Kvyat teve problemas no carro, Magnussen perdeu o freio e a corrida ficou ameaçada de começar com 15 carros no grid. Somente em 1982 em San Marino tivemos menos carros no grid, 14. 

Largada e Hamilton mantém a ponta. Massa tentou pegar o segundo posto mas ficou em terceiro mesmo. Nasr acabou batendo na Lotus de Maldonado. Carlos Sainz em quinto e Nasr em sexto, que começo dos dois pilotos. E agora temos apenas 14 carros na pista, com Safety Car. Ericsson foi pros boxes e Grosjean abandonou mas chegou aos boxes. Treze carros sobreviventes no momento.Top 5 com Hamilton, Rosberg, Massa, Vettel e Sainz. Safety Car saindo no final da volta 3 e a corrida tem a sua relargada. 
Relargada e as Mercedes se isolaram, Massa sob pressão de Vettel. Nasr colocou de lado e passou Sainz. Ricciardo também chegou no espanhol e passou. Nasr puxando o trem seguido por Ricciardo, Sainz e Raikkonen. Ricciardo, o piloto da casa, começou a investida para passar Nasr. Volta 8 e Raikkonen passou Sainz, pressionando Ricciardo que não conseguia chegar em Nasr para passar. Mercedes se isolando do restante do grid e Massa ainda via Vettel no seu encalço. Raikkonen já estava mais rápido que Ricciardo e o australiano já via o brasileiro Nasr mais isolado. 
Rosberg voando na pista e tentando encostar em Hamilton, pode ser a decisão do vencedor já antes dos pits. Com a briga entre Raikkonen e Ricciardo enfim Felipe Nasr teve um pouco de paz e veremos se conseguirá se manter até as paradas nos boxes e assim permanecer no mesmo lugar pelo menos. 
No "fundo" não tão fundo do grid, Perez e Button brigam pela décima segunda posição. Button se saiu vencedor e deixou o mexicano em último. Perez, o último colocado, bateu com tudo em Button e rodou, quase abandonando. Aparentemente Button fechou muito o adversário. Volta 16 e segue a perseguição de Raikkonen, sem resultados. Top 5 é o mesmo, Hamilton, Rosberg, Massa, Vettel e Nasr. De tanto tentar Raikkonen foi para os boxes antes dos adversários. Porém, a roda traseira do carro demorou para ser encaixada e gerou alguns segundos preciosos perdidos. Volta 21 e pouca coisa acontecendo, apenas a espera dos pilotos ponteiros irem aos boxes. 
Volta 22 e Massa foi para os boxes, sem problemas. Voltou em sexto na frente de Carlos Sainz. Massa voando e encostando em Ricciardo, já que está de pneus novos. O australiano foi para os boxes e deixou o caminho livre para Massa. 
Volta 25 e Raikkonen indo pra cima de Ericsson pelo oitavo lugar. Massa vem voando para tentar manter sua posição mas Vettel voltou na frente do brasileiro. Vejamos se ele passa no braço. Carlos Sainz teve problemas no pit stop e perdeu muitos segundos até o pneu traseiro esquerdo ser colocado adequadamente. Parada de Hamilton sem problemas. Nasr também foi para os boxes quando estava em quarto, voltou em oitavo atrás de Ericsson, seu companheiro de equipe que não parou ainda. Volta seguinte e Rosberg foi para os boxes, parada eficiente e sem problemas, mas voltando atrás de Hamilton do mesmo jeito. 
Na vontade, Raikkonen passou Verstappen e assumiu o quinto lugar. Ericsson foi para os boxes e voltou em décimo segundo. Top 5 na volta 28 com Hamilton, Rosberg, Vettel, Massa e Raikkonen. Bem mais rápido, Ericsson passou Perez, que não foi aos boxes ainda. Raikkonen arriscando usar pneus macios de novo, tendo que fazer depois um pit para colocar pneus médios. Verstappen parou na volta 33, agora o único que não foi para os pits foi Sergio Perez. E Verstappen abandonou com problemas no motor, agora temos 12 carros apenas no grid, só não pontua quem não quer ou se for muito ruim. 
Top 5 com Hamilton, Rosberg, Vettel, Massa e Raikkonen. Ricciardo bem encostado em Nasr, perigo para o brasileiro. Raikkonen com 22 segundos de vantagem para Felipe Nasr, no momento se parar volta na frente do brasileiro. Rosberg conseguiu diminuir a vantagem para Hamilton em 1 segundo e meio, se ficar em menos que 1 pode usar a asa móvel. Ricciardo encostado em Nasr e podendo usar a asa móvel. Hamilton administrando a vantagem contra Rosberg. Enfim, na volta 40, Perez foi o último a fazer o pit stop, mas não adiantou nada, já que voltou em último. Raikkonen foi para os boxes, voltando na frente de Felipe Nasr mesmo. Mas, o finlandês teve problemas no carro e abandonou, deixando incrivelmente apenas 11 carros sobreviventes. Pneu traseiro esquerdo meio solto foi o problema que fez Raikkonen abandonar.
Enquanto isso, Nasr aguentando pressão de Ricciardo e já conseguindo evitar a asa móvel na diferença de tempo. Mclaren de Button sendo o único carro a não pontuar. Briga ferrenha de Button com Perez pela dignidade. E quase perdemos mais um piloto, Ericsson escapou mas seguiu vivo. Pneus de Vettel desgastados e Massa vinha diminuindo a diferença para o alemão. Massa tirando bons décimos por volta, diferença caiu para 2.9. Top 5 com Hamilton, Rosberg, Vettel, Massa e Nasr. 
Ericsson tentando passar Sainz pela oitava posição, o sueco estava com pneus bem mais novos. Duas voltas para o fim e Ericsson enfim conseguiu passar Sainz. Final de corrida! Vence Lewis Hamilton! Em segundo ficou Rosberg, terceiro Vettel e a novamente forte Ferrari, quarto Massa não tão bem de pneus médios, quinto Nasr incrível e o primeiro brasileiro a pontuar na estréia na F1. Sexto Ricciardo, sétimo Hulkenberg, oitavo Ericsson, nono Sainz, décimo Perez e décimo primeiro e único a terminar e não pontuar, Button. 
Sauber faz um excelente início de temporada, marcando 14 pontos na primeira corrida e ficando em terceiro no campeonato, atrás apenas de Mercedes e Ferrari. Lamentações pois a televisão cortou Schwarzenegger fazendo a entrevista dos pilotos no pódio. 



Voltamos daqui duas semanas no GP normalmente chuvoso da Malásia. Não deixe de compartilhar os nossos posts nas redes sociais e de deixar os seus comentários abaixo.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...