sexta-feira, 17 de julho de 2015

Giro do Pan



Salve Salve Nerds!


Semana passada, dia 10, iniciaram os Jogos Pan-Americanos em Toronto, no Canadá. Esta é a décima sétima edição dos jogos, que iniciaram em 1951 em Buenos Aires. A competição, como o nome já sugere, reúne apenas os países do continente americano, somando um total de 41 nações e territórios participantes. 

Nesta primeira semana, 20 dos 41 países conquistaram medalhas. Países como Bermuda, El Salvador, Bahamas e Panamá conquistaram ao menos uma medalhinha, enquanto Jamaica e Uruguai ainda não ganharam nada. Quem lidera o quadro de medalhas, até o momento em que esse post estava sendo feito, é o Canadá. O país sede somou 38 medalhas de ouro, 36 de prata e 23 de bronze. Em segundo estão os Estados Unidos, com 34 de ouro, 28 de prata e 34 de bronze. Lembrando que os estadunidenses trouxeram vários atletas de equipes B ou até piores de vários esportes. Em terceiro está o Brasil, com 18 ouros, 15 pratas e 28 bronzes. 

Abaixo, vamos com os detalhes dessas medalhas brasileiras, de que esportes elas saíram:

Ouros:

 Dois ouros vieram da canoagem, um esporte que vem crescendo no país e pode render bons frutos se não nessa próxima olimpíada na seguinte. 
Arthur Zanetti trouxe o único ouro da ginástica nas argolas. O esporte que sempre rendeu várias medalhas para o país não conseguiu ir tão bem. 
O judô, esse sim, conseguiu render títulos, tanto no masculino quanto no feminino, foram cinco ouros. 
Dois esportes chamaram a minha atenção, já que o Brasil tem muito pouca tradição neles. Foram ouros na luta olímpica e no levantamente de peso. 
A natação novamente é o carro chefe de medalhas brasileiras. Já são seis ouros e provavelmente venham mais. Thiago Pereira pode se tornar o atleta com mais medalhas em jogos panamericanos se ganhar mais duas. Atualmente ele conta com 21 entre ouros, pratas e bronzes.
Fechando os ouros, ganhamos na patinação artística, que não é esporte olímpico de verão, apenas a patinação no gelo é, e de inverno. E ainda no tiro esportivo.

Pratas:

O Badminton, outro esporte pouco difundido, ganhou duas pratas. Uma no feminino em duplas e outra no masculino também em duplas. 
Na canoagem, já citada, mais três pratas para tornar o esporte um dos que mais renderam medalhas nos jogos.
A ginástica artística ganhou uma prata, na competição por equipes masculina. 
O judô abocanhou duas pratas, no masculino e feminino. 
Levantamento de peso, esse esporte que não sei se já havia ganhado medalhas, levou mais uma. 
As mulheres da natação levaram a prata no revezamento 4x200m.
A patinação artística ganhou uma prata, desta vez no feminino.
O Brasil ficou com a prata no polo aquático.
O remo levou uma prata no feminino.
Nos saltos ornamentais, o feminino levou uma prata e no tiro esportivo no masculino.

Bronzes:

Nas duplas mistas, o badminton levou um bronze.
Na canoagem mais quatro medalhas em mais categorias, duas femininas e duas masculinas
No ciclismo, na prova de velocidade por equipes, também levamos o menor lugar do pódio.
Na ginástica artística, três bronzes, um por equipes feminino, outro individual feminino e um no salto sobre o cavalo masculino.
No hipismo misto, no adestramento por equipes, mais uma medalha. 
O judô garantiu mais seis bronzes para o país, cinco femininos e um masculino.
No levantamento de peso, duas medalhas femininas.
Na luta olímpica masculina, estilo greco romana, não sei se há diferença, medalha garantida. 
A natação conseguiu sete bronzes, quatro femininos e três masculinos, individuais e por equipes.
O polo aquático feminino também levou um bronze.
E o Rugbi Seven feminino brasileiro ganhou um histórico bronze para a categoria. 

O Brasil é o líder no quadro de medalhas no Judô, com cinco ouros, duas pratas e seis bronzes. Divide a liderança da natação com os Estados Unidos B com seis ouros, já que vários dos principais atletas da natação não participam do Pan. Temos a liderança também na patinação artística, que tem apenas as competições masculina e feminina individual.

Essa foi uma análise bem por cima dos dados dessa primeira semana de Jogos Pan-Americanos. Esperamos voltar para falar de mais resultados e que sejam mais medalhas douradas para o Brasil.

Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...