quarta-feira, 8 de julho de 2015

Muay Thai - A arte marcial


Salve Salve Nerds!
Eu, Arthur, venho nesse post para falar um pouco mais sobre a arte marcial oriunda da Tailândia, o Muay Thai. Esporte mais popular do país asiático e com os praticantes mais malucos do mundo.
Sei que a epistemologia das palavras nem sempre é tão importante, mas no caso do Muay Thai a origem declara algo interessante, o termo Muay significa luta e o termo Thai significa livre, unindo os dois chegamos a uma luta livre, da qual você pode usar todas as partes do corpo para atingir o adversário.
A diferença do esporte para o Boxe é o uso das pernas, isso inclui joelhadas e chutes, além disso o uso dos cotovelos, que diferencia o Muay Thai do Kickboxe.
A Tailândia ainda é o principal país para a formação e treinamento dos grandes atletas da modalidade, entre os mitos/realidades estão as maneiras absurdas de treino, como dar várias caneladas em um tronco de árvore para que a perna fique calejada e não sinta dor na hora da luta, além disso golpes na barriga com elásticos e chutes dos companheiros de treinos para estimular a musculatura do tronco.
Após a criação do esporte outros países começaram a se capacitar na modalidade, como a Holanda, que hoje em dia é a referencia europeia, se um lutador ganha um torneio europeu ele é excelente, pois passou por algum holandês no caminho. A Holanda é também é a terra natal do maior lutador de todos os tempos, considerado por muitos profissionais o "Pelé do Muay Thai", Ramon Dekkers, que infelizmente morreu em 2013 após sofrer um ataque cardíaco andando de bicicleta. Abaixo alguns dos momentos que mostram um pouco das habilidades de Dekkers.

O principal torneio de Muay Thai do mundo é o "Glory World Series" que reúne os grandes nomes do esporte, ele é equivalente ao UFC para o MMA. Entre os grandes campeões estão o peso-pesado Rico Verhoeven e o peso-médio Artem Levim. Abaixo a luta de Verhoeven contra o brasileiro Jonatha Diniz, que já foi meu professor, o brasileiro perde, mas é muito legal ver meu treinador contra um campeão mundial.

No Brasil a cidade referencia na prática da arte é Curitiba, com grandes treinadores revelados, como Rafael Cordeiro, treinador de Fabrício Werdum e Rafael dos Anjos, ambos campeões do UFC, nas categorias peso-pesado e peso-leve respectivamente. Além de Julinho Borges, que já foi para a Tailândia e foi elogiado por todos onde passou, para completar ele já me treinou e olha ele é um cara sensacional, sabe tirar o que há de melhor em todos da academia, não importa o seu nível.
Por fim as aulas, se você ainda não entrou por medo de tomar porrada, fique tranquilo, os professores não exigem que você lute e as mil de duzentas calorias perdidas por aula compensam o cansaço :).
Até Mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...