quarta-feira, 15 de julho de 2015

Os garotos do Brasil - Um passeio pela alma dos craques



Salve Salve Nerds!

Depois de um tempo sem aparecer aqui ao vivo e a cores, com atividades extras nas férias e ausência de internet, volto para falar de um livro.


Falaremos do Os garotos do Brasil - Um passeio pela alma dos craques, de Ruy Castro. Este, que é um dos maiores biógrafos da atualidade, com várias produções incríveis, como a biografia de Garrincha, que espero falarmos em breve aqui no blog também. Ruy, como grande amante do futebol e do Flamengo, começa o livro com uma frase de Nelson Rodrigues: "Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola". No futebol há muitos outros detalhes que não apenas um gol ou o que os jogadores fazem com a bola em campo, há todo um contexto em torno e uma certa magia. 

No livro, Castro humaniza os atletas. Ele faz a brincadeira com Pelé e Edson, que na comparação são duas pessoas diferentes, um o rei do futebol, outro o maior fã do rei. Fala de Zico, Garrincha, Sócrates, de personagens folclóricos, de um torcedor que amaldiçoou o Vasco quando o seu time perdeu por 12 a 0 para a equipe cruzmaltina. São 25 textos do universo futebolístico, publicados em vários veículos, que foram reunidos no livro, lançado em 2014. 

Mesmo para um livro de notas, é possível identificar o senso investigativo e a qualidade como biógrafo que Ruy Castro tem. De conseguir fontes escondidas ou não tão maleáveis para entrevistar. Ele coloca detalhes não falados dos craques e mesmo curiosidades, como que a face da estátua de Bellini, o capitão da Copa do Mundo de 1958, em frente ao Maracanã, não é a do jogador, e sim de um cantor que o escultor era fã na época. Ele fala da origem das torcidas organizadas, de Ronaldo, da primeira vez que foi ao Maracanã, de tudo que viveu e aprendeu do futebol. 

Como citado anteriormente, Ruy Castro é flamenguista. Portanto, há vários textos falando da equipe, como do jejum de títulos mesmo perdendo apenas sete jogos em um ano, a maestria de Zico e do maior Flamengo de todos os tempos e outras histórias. 

É uma leitura bem agradável e leve, eu mesmo li em um dia o livro de 136 páginas, que quando você vê já acabou e fica com vontade de ler mais e mais histórias do futebol. Estou até procurando outros livros de Ruy Castro sobre futebol para saciar um pouco essa vontade, porque o autor é realmente excelente. 
Se você quiser comprar o livro, pode clicar AQUI no link e se deliciar com as histórias.

Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...