quarta-feira, 16 de setembro de 2015

História e Regras do Tênis



Salve Salve Nerds!

John Mcdonald Budge - Foto via Revista Tênis


Hoje falaremos da história e dos grandes campeões do Tênis. Esse que é um dos esportes mais acompanhados e praticados no mundo, apesar do custo mais elevado para que seja praticado e de ser considerado mais como um esporte de elite do que popular. 

O Tênis tem suas origens bem antigas para a maioria dos esportes. Haviam esportes ancestrais, digamos assim, já no século XII, principalmente na França, onde as pessoas batiam com a mão em uma bolinha e contra uma parede. O esporte começou a ser praticado com raquetes por volta do século XVI e se espalhou pela França e Inglaterra, agora com uma rede dividindo a quadra e com a bolinha podendo bater nas paredes de fundo da quadra. 

Em 1877, organizou-se o torneio de Wimbledon, o torneio mais antigo do que poderíamos chamar de Tênis moderno. Ali, começaram as discussões sobre criação de regras de um esporte padronizado e em 1881, nos Estados Unidos, foi criada a United States National Lawn Tennis Association. Essa associação padronizou as regras e começou a organizar competições do esporte, tanto que dela surgiu o U.S Open, criado em 1881 também. Dez anos depois, em 1891, surgiu o Aberto da França, ou Roland Garros e em 1905 o Aberto da Austrália, formando os quatro maiores torneios de tênis, os Grand Slams. 

Já em 1924, foi criada o que é hoje a Federação Internacional de Tênis, que regularizou as regras e teve apenas uma adição nesses anos, que foi a criação do tie-break, que é um game desempate dentro de um set. Isso acontece quando em uma partida, dois tenistas empatam em seis games vencidos para cada um, e aí eles jogam para ver quem vence o sétimo game, já que as parciais não podem terminar empatadas. Até por isso, as partidas de tênis muitas vezes duram várias horas, pois nenhum tenista conseguiu abrir vantagem suficiente de pontos ou games para vencer.

O Tênis esteve nas Olimpíadas até 1924, quando a federação decidiu sair, pois já haviam vários campeonatos, mesmo entre nações, Copa Davis para os homens e Fed Cup para as mulheres, que assim os Jogos Olímpicos não seriam tão importantes. Em 1984, o esporte voltou como de exibição e em 1988 retornou como uma das 42 modalidades presentes e está até hoje. 

Regras:

O Tênis pode ser jogado um contra um ou em duplas, tanto masculinas quanto femininas e em torneios especiais, como a Copa Hopman, onde tenistas do mesmo país jogam entre si em duplas mistas. O jogo pode ter de dois a cinco sets no masculino e de dois a três no feminino. No caso dos homens, os torneios menores tem no máximo três sets e os Grand Slams tem até cinco sets. As mulheres jogam com no máximo três sets em qualquer dos torneios. 

Um set conta com games, que valem como um ponto para o tenista que o vencer. O tenista que vencer seis games primeiro e com pelo menos dois pontos de vantagem, 6/4 ou mais. Caso a diferença seja menor, 6/5, o jogo segue, e, como explicado anteriormente, se ficar 6/6, vai para o tie-break. Dentro do game, as pontuações são 15, 30 e 40 pontos e mais um ponto, não exatamente somado, que garante a vitória do game. Se houver empate em 40/40, o tenista que pontuar primeiro fica com a chamada "vantagem" e se pontuar em seguida vence o game. Caso o adversário pontue, o jogo fica em "iguais" e aí o tenista terá que pontuar duas vezes seguidas para vencer. 

Em cada game, revezadamente, um dos tenistas faz o saque. Os competidores também revezam os lados da quadra a cada game. Ele deverá sacar em todos os pontos desse game, mesmo que o adversário seja quem tenha feito o ponto. No saque, a bolinha não pode bater na rede que separa os lados da quadra, senão o saque terá que ser repetido, caso seja a primeira das duas tentativas de saque permitidas. Caso seja a segunda tentativa, o ponto vai para o adversário. E no saque, a bolinha deve quicar na quadra adversária e dentro dos limites dela para que a jogada continue ou que se marque o ponto. 
Confira AQUI o dicionário do Tênis, que tem também as várias jogadas feitas pelos tenistas explicadas. 

Dimensões:



As raquetes não podem ser maiores em comprimento do que 73,7 centímetros e ter no máximo 31,7 centímetros de largura. A área da rede da raquete não pode ser maior do que 39,4 centímetros de comprimento por 29,2 centímetros de largura. 

A quadra deve ter 8,23 metros de largura e 23,77 de comprimento nas partidas de simples. A rede que divide a quadra pode ter 1,07 metros de altura nas extremidades e no meio 91,4 centímetros. Quase no meio da quadra há uma linha divisória, chamada de linha de serviço. O saque do tenista deve ter a bolinha batendo antes dessa linha para a validação da jogada. 
Há três tipos de quadra, a de saibro, que é de argila com pó de tijolo por cima, de grama e a quadra de piso duro, normalmente um cimento especial.  

Maiores Campeões:

Rod Laver - Foto via Tennis Australia

Como falamos, os torneios Grand Slam são os maiores e mais importantes torneios do tênis. Eles acontecem ao longo do ano e apenas três homens e duas mulheres conseguiram vencer todos em uma temporada. O americano John Mcdonald Budge venceu em 1938 e o australiano Rod Laver venceu em 1962 e 1969 os quatro torneios, um mito, o único a conseguir tal feito duas vezes. 

Margaret Smith Court

Entre as mulheres, três conseguiram reunir os quatro títulos em um ano. A americana Maureen Connoly em 1953, a australiana Margareth Smith Court em 1970 e a alemã Steffi Graf em 1988. Esse ano, a americana Serena Williams quase conseguiu esse feito histórico. Ela acabou perdendo nas semifinais do US Open e deixou de conquistar o título do último dos Grand Slams do ano. 

Roger Federer

Mas, o maior vencedor dos quatro Grand Slams é Roger Federer, que já venceu 17 vezes. Pete Sampras e Rafael Nadal somam 14 títulos e estão em segundo, seguidos por Bjorn Borg com 11 e Novak Djokovic com 10. 

No feminino, a maior vencedora de Grand Slams é Margaret Smith Court,com 24 títulos, seguida por Steffi Graf com 22 e  Serena Williams, que tem 21. Ou seja, mulheres mais hegemônicas no tênis do que os homens, títulos mais concentrados.

Falando dos brasileiros, apenas dois conseguiram títulos nas simples, ou individualmente. Gustavo Kuerten, o Guga, ganhou três vezes Roland Garros e Maria Ester Bueno, que ganhou sete vezes, três vezes em Wimbledon e quatro no US Open. 

Assim terminamos o primeiro post do que deverá ser uma série sobre o Tênis. Em próximos posts deveremos falar sobre os grandes tenistas da atualidade. 

Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor. 

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...