quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Hitting the Apex



Salve Salve Nerds!


No primeiro post de hoje, falaremos de um filme sobre seis pilotos da Moto GP, a principal categoria do motociclismo mundial. É "Hitting the Apex", que trás um pouco da trajetória de Valentino Rossi, Dani Pedrosa, Casey Stoner, Jorge Lorenzo, Marco Simoncelli e Marc Marquez. Hittin the Apex é produzido por Brad Pitt e Mark Neale, com narração de Pitt e direção de Neale.

O filme começa falando dos riscos que os pilotos correm, desde crianças, para serem profissionais, e quando profissionais passam próximos de acidentes a cada curva. Alternando a cronologia da Moto GP com fatos dos pilotos é que a história vai começando. Mostrando parentes dos pilotos contando como eles eram mais novos e que desde pequenos queriam ser pilotos. Imagens mostram eles em competições de motocross ou com mini-motos quando crianças.



Valentino Rossi começou no interior da Itália e conquistou seis títulos da Moto GP, além de ter vencido todos os campeonatos das categorias de base, somando nove títulos no total. Na cidade em que nasceu, a cada vitória do piloto o padre da paróquia local toca o sino da igreja para comemorar o feito do ídolo local.



O espanhol Dani Pedrosa venceu três campeonatos seguidos da Moto GP, de 2003 a 2005. É um dos pilotos mais consistentes do grid, bem equilibrado na pista. Outro fato curioso é que Pedrosa tem apenas 1,58 metro de altura, o que lhe exige mais esforço físico ao pilotar e controlar a moto. 



Casey Stoner, australiano, foi um dos fenômenos recentes da Moto GP e que precocemente se aposentou da categoria, com apenas 27 anos de idade em 2012. Stoner, quando decidiu mesmo ser piloto, precisou se mudar com a família toda da Austrália para a Europa, já que as oportunidades no país eram poucas.  Foi um grande rival de Valentino Rossi e foi campeão por duas vezes, em 2007 e 2011. 



Jorge Lorenzo é o mais esquentado dos seis pilotos. Se envolvia em acidentes muitas vezes causados pelos adversários, o que gerava várias discussões e pedidos de punição para os adversários. Venceu as temporadas de 2010 e 2012 e chegou a sofrer graves acidentes, não exatamente causados por outros adversários, que comprometeram sua luta por resultados melhores em alguns campeonatos.



Marco Simoncelli era o piloto carismático do grid e o sucessor de Valentino Rossi entre os pilotos italianos. Com um cabelo, digamos, volumoso e um estilo arrojado, sempre buscava o limite e se envolvia em vários acidentes, alguns com Jorge Lorenzo. Demorou para conseguir o primeiro pódio na Moto GP justamente por se acidentar muito. Infelizmente, em 2011, no GP da Malásia, Simoncelli se envolveu em um acidente e com o impacto da batida acabou vindo a falecer. Com grande comoção do público, até hoje Simoncelli é lembrado nas corridas da categoria.



Marc Marquez é o mais novo dos seis pilotos e logo se tornou um fenômeno. Venceu nas categorias de base, apesar de ser um tanto impulsivo nas ultrapassagens, o que lhe custou um ano a mais nas 500 cilindradas para assim vencer. Estreou na Moto GP em 2013 e já foi o campeão, um talento mais do que precoce, campeão com 20 anos de idade. Nessa temporada, foi ao pódio em 16 das 18 provas e venceu seis. Em 2014, que não é retratado no filme, ganhou novamente e batendo todos os recordes, vencendo 10 provas seguidas e batendo o recorde de pole positions seguidas também. Hoje, com 22 anos, já se tornou um dos grandes da história da Moto GP.

O filme vai misturando as histórias dos pilotos com as histórias das temporadas, com narração muito precisa de Brad Pitt para explicar e juntar os acontecimentos. Há entrevistas de todos esses pilotos, de parentes, de amigos, fãs e envolvidos com a Moto GP.  Uma das grandes lições do filme é que, muito mais do que pilotos, os seis retratados são pessoas normais, que medem os riscos que vão correr na pista para garantirem suas sobrevivências. Portanto, o que é feito na pista deve ser muito bem calculado, pois a cada curva a moto mudou o equilíbrio e uma queda pode ser fatal ou ter graves consequências. 

Você que é fã da categoria ou mesmo das corridas vai gostar bastante. Além das fontes alternativas, achei para vender apenas na Amazon de fora, mas espero que em breve o filme seja disponibilizado em mais lojas.

Veja abaixo o trailer:




Vote no Nerd Esporte no prêmio Top Blog 2015. Na edição 2013/2014 ficamos entre os 100 melhores blogs do Brasil. Portanto, pedimos sua ajuda para conseguirmos um bom resultado novamente.

Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...