terça-feira, 19 de abril de 2016

A aposentadoria de Kobe Bryant



Salve Salve Nerds!

Foto: LA Times via Getty Images


Por Moreno Valério

Durante a última semana, aconteceu um dos momentos mais marcantes do esporte do ano: Kobe Bryant disse seu adeus às quadras. Após uma temporada decepcionante do Los Angeles Lakers, que nem para os playoffs se classificaram, o Black Mamba levou seu time à uma vitória sobre o Utah Jazz para se despedir. 


via GIPHY

Jogando em casa, no Staples Center, Kobe e seus companheiros receberam o Utah Jazz, que ainda brigava para entrar pros playoffs, o que indicava que haveria um jogo, e não somente um cumprimento de tabela. Com homenagens antes e depois do jogo, Kobe conduziu seu time à vitória, marcando nada menos que 60 pontos em sua despedida.

Kobe Bean Bryant entrou para a NBA em 1996, quando decidiu pular o College (basquete universitário) e ir do High School direto para a liga nacional. Esse pulo era permitido até pouco tempo atrás, mas somente os jogadores mais talentosos o faziam. Nomes como Lebron James e Dwight Howard, por exemplo, também fizeram isso. Sendo draftado pelo Charlotte Hornets, logo foi trocado para os Lakers. E Kobe fez algo que possa ser raro de se ver na atualidade da NBA: defendeu um único time, o do seu coração, a carreira toda. 

Ele era visto como o top player do highschool e isso justificava sua aparição na NBA de maneira rápida. Ao passar dos anos, Kobe foi se solidificando como um grande jogador. Não decepcionou como uma promessa, mas ganhou seu primeiro título com seu 4° ano de liga. 

Kobe fez uma parceria vitoriosa com ninguém menos que Shaquille O’Neal. O pivô, que já possuía um certo status na liga – tinha sido first pick em seu draft em 1992 – começava a comandar o time, e contando com o talento de Kobe, conseguiram um tricampeonato, além de estabelecer a franquia no início dos anos 2000. Claro que os títulos e vitórias não vinham só pelos dois, havia um time – e um grande técnico, o Phil Jackson – por trás. Derek Fisher foi um dos grandes coadjuvantes das duas estrelas.

Mesmo eles não se entendendo tão bem em quadra e, talvez, até pior fora delas, Shaq e Kobe souberam ser profissionais e pensar no time acima de tudo. Mesmo que Shaq tenha saído dos Lakers em 2004 por conta dos desentedimentos com Kobe, sempre houve um respeito mútuo em quadra. Hoje em dia, graças aos deuses do basquete, os dois se dão bem e comentam terem se arrependido dos problemas de vestiário daquela época.


via GIPHY



Kobe só voltou a vencer um título da liga com a volta de Fisher ao plantel dos Lakers. Já veterano e experiente, Kobe liderou o time, sem dividir o protagonismo dessa vez, a mais duas conquistas. Após uma derrota na final de 2008, Kobe e companhia levaram um bicampeonato nos anos seguintes. Bryant ainda levou os títulos de MVP das finais nas duas ocasiões.

Para se ter noção da grandiosidade de Kobe e o que ele representa para o basquete, Michael Jordan teve seis títulos pelo Chicago Bulls em sua carreira. Kobe, ao todo, teve 5. Ele foi o jogador mais jovem a atingir 30 mil pontos na liga. Encerrou sua carreira como maior cestinha dos Lakers e terceiro maior da NBA. A partir do seu segundo ano de liga, apareceu em 18 edições consecutivas do All-Star Game (em 1999 não aconteceu o jogo festivo por conta do lockout da liga que acabou encurtando a temporada).

Kobe era uma lenda viva em quadra. Manteve seu alto nível até 2013 (com 34 anos) quando teve uma lesão no tendão de Aquiles. A partir daí, até a data de sua aposentadoria, não conseguiu emplacar mais suas grandes apresentações.

via GIPHY


Kobe buscava 6 títulos, para igualar a marca de Jordan, mas nunca chegou lá. Talvez a maior melancolia é vê-lo se despedir após alguns anos difíceis para os Lakers. Não estar nem nos playoffs com certeza era longe do que todos esperavam para ele.

Entretanto, Kobe sai de cabeça erguida. Deixa as quadras sabendo que fez o melhor para ele, para o esporte, para seu time e para a liga. Levou a mensagem do basquete a muitos e com certeza inspirou vários nessas duas décadas. Ele com certeza será citado nos tops 5 ou 10 jogadores de basquete do mundo.

Veja abaixo o vídeo do discurso de despedida do Black Mamba:



Kobe sai das quadras para entrar pra história do basquete!

Não deixe de comentar e compartilhar esse e outros posts do Nerd Esporte, além de se inscrever no canal do Moreno. Isso nos ajuda muito e faz do blog e do canal cada vez melhores.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...