domingo, 28 de agosto de 2016

F1 2016 - GP de Spa-Francorchamps



Salve Salve Nerds!



Fórmula 1 de volta das férias de verão e no tradicionalíssimo circuito de Spa-Francorchamps, um dos templos da F1. 

Na classificação, dois pilotos foram punidos com tantas posições que dariam alguns grids de largada de distância do líder. Lewis Hamilton trocou várias unidades de potência do carro e largou em penúltimo, enquanto Fernando Alonso teve problemas no carro no início da classificação e precisou reparar o carro também. 

Hamilton, poupando o carro, fez apenas uma volta e já saiu da pista. Os outros quatro eliminados no Q1 foram: Felipe Nasr, Esteban Ocon, o substituto de Rio Haryanto na Manor, Daniil Kvyat decaindo na STR, e Marcus Ericsson, as duas Sauber eliminadas já no Q1. 

No Q2, Nico Rosberg, sozinho na frente, dominou. Foi seguido por Max Verstappen, o piloto meio da casa (a mãe dele é belga), Nico Hulkenberg, Sergio Perez e Kimi Raikkonen. Deram adeus no Q2: Romain Grosjean, Esteban Gutierrez, Jolyon Palmer, Carlos Sainz e Pascal Wehrlein. 

No Q3, Rosberg fez a primeira volta e ali já garantiu o primeiro tempo sem problemas. Verstappen foi o segundo e ali ficou também. Em terceiro terminou Raikkonen, que se dá bem em Spa, seguido por Sebastian Vettel. Em quinto ficou Daniel Ricciardo, sexto Sergio Perez, sétimo Nico Hulkenberg, oitavo Valtteri Bottas, nono Jenson Button e décimo Felipe Massa. 


Foto: XPB Images/Motorsport

Antes da prova começar, a FIA revisou a punição em Lewis Hamilton e ele, além de perder 60 posições, foi obrigado a largar dos boxes. Mudando a estratégia, Hamilton e Alonso já saíram com pneus médios, buscando permanecer mais tempo na pista. Apenas Rosberg, Raikkonen, Vettel e Ricciardo largaram com pneus supermacios, o restante do grid foi de pneus macios.

Na largada, Rosberg manteve a ponta e as Ferrari se tocaram, com Vettel rodando. Massa largou incrivelmente e pulou para o quinto lugar. Grosjean também saltou de décimo primeiro para sexto. Verstappen também teve problemas e vinha mais lento na pista. O piloto holandês foi para os boxes, Nasr teve pneu furado e também foi, além das Ferrari, que tinham problemas depois de colidirem. Carlos Sainz também furou pneu e rodou perigosamente na pista.

Top 5 com Rosberg, Hulkenberg, Ricciardo, Bottas e Grosjean. Massa já foi para os boxes e tirou os pneus supermacios e colocou os macios. Tivemos Safety Car Virtual na pista e por isso o brasileiro aproveitou para ir sem perder tanto tempo. Volta 5 e Kevin Magnussen bateu forte na Eau Rouge e saiu mancando do carro. Safety Car na pista.

Com o Safety Car, muitos pilotos foram para os boxes trocar pneus. Top 5 na volta 7 com Rosberg, Ricciardo, Hulkenberg, Alonso e Hamilton. Massa era o sexto. Hamilton, que, com o quinto lugar, conseguia se manter na ponta do campeonato.




Na volta nove, bandeira vermelha para os reparos na pista serem feitos de maneira adequada. As 9h41 min de Brasília, 16 minutos depois da batida de Magnussen, a corrida voltou sob Safety Car para a relargada. Maioria dos pilotos escolheu colocar pneus macios no retorno da corrida. Relargada e Alonso ia pra cima de Hulkenberg pelo terceiro posto e Massa segurava Perez pelo sexto lugar. 

Hamilton, mais rápido, passou Alonso e já conseguiu o quarto lugar. Raikkonen e Verstappen se desentenderam novamente e bateram na briga pelo décimo quarto lugar. Em nova briga, Verstappen fechou a porta para Raikkonen de maneira perigosa, obrigando o finlandês a frear na reta. Hamilton já chegava em Hulkenberg e Massa encostava em Alonso. 

Kvyat, que vinha trazendo um trenzinho de pilotos atrás dele, foi ultrapassado por Vettel pelo oitavo lugar. No poder do motor e do carro, Hamilton passou Hulkenberg e conseguiu o terceiro lugar. Hamilton que estava seis segundos de Ricciardo, enquanto Rosberg estava três segundos a frente do australiano. Rosberg vinha de pneus médios, enquanto os dois pilotos atrás dele vinham de macios. 

Raikkonen tentou passar Grosjean pelo décimo segundo lugar e também bateu de leve no francês. Na volta 19, o finlandês realizou a ultrapassagem. Perez vinha pra cima de Massa e deixava o brasileiro sob pressão e mais distante ainda de Alonso, que vinha a frente em quinto. Hamilton foi para os boxes e perdeu algum tempo na troca de pneus. O inglês voltou em nono lugar. 

Metade de prova e vários pilotos fazendo suas paradas. Felipe Nasr, que era décimo terceiro, foi punido com 5 segundos no tempo de prova por ter se aproveitado em disputa por posição ao tirar as quatro rodas do traçado da pista. Hulkenberg e Alonso se estranharam na saída dos boxes e chegaram a bater os carros. O alemão ficou com a posição na frente do espanhol.

Verstappen, outro inspirado nas batidas, dessa vez encontrou Perez na pista. Vettel, não tão bem, passou também o holandês, que deu o troco e passou de volta o alemão. Vettel não deixou barato e na volta seguinte passou Verstappen. Bottas veio no embalo e já colocava pressão no jovem piloto. Bottas passou Verstappen e em seguida o piloto da Red Bull foi para os boxes. 

Grande briga entre Alonso, Massa e Perez. Os três muito próximos e com Massa tentando encostar em Alonso para sair da pressão de Perez. O mexicano colocou por fora, forçou e passou o brasileiro na volta 29. Hamilton chegou em Ricciardo e já buscava ficar menos de um segundo atrás do australiano para poder usar a asa móvel. 

Volta 32 e Hamilton foi novamente para os boxes. Hulkenberg passou ele e Perez vinha próximo. No momento era Vettel que vinha pra cima de Massa. O alemão conseguiu aproveitar o embalo e passar, mas Vettel errou na curva e Massa passou de volta. Hamilton, de pneus novos, chegou e passou Hulkenberg. Vettel tentou de novo e dessa vez concretizou a passagem sobre Massa. E o alemão passou Alonso pelo sexto lugar. 

Restando cinco voltas para o final, poucas emoções na pista e top 5 com Rosberg, Ricciardo, Hamilton, Hulkenberg e Perez.  Na volta 41, Hamilton vinha bem mais rápido que Rosberg e Ricciardo, chegou a virar 2 segundos mais rápido, porém ainda estava longe, dez segundos de Ricciardo. Massa foi passado por Bottas e caiu para o nono lugar. Raikkonen chegou e com o DRS passou tranquilo Massa. 

Vence Nico Rosberg! Sem ameaças, sem dificuldades, vitória do alemão! Segundo posto para Daniel Ricciardo, terceiro Lewis Hamilton, saindo do último lugar no grid. Quarto Hulkenberg, Perez quinto, Vettel sexto, sétimo Alonso, oitavo Bottas, nono Raikkonen e décimo Massa. No campeonato, Rosberg tira 10 pontos de desvantagem para Hamilton, 232 a 223 pontos respectivamente. 


A Fórmula 1 já volta semana que vem. Próxima prova na lendária e rápida Monza, na Itália.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...