domingo, 18 de setembro de 2016

F1 2016 - GP de Cingapura



Salve Salve Nerds!


Fórmula 1 de volta e no moderníssimo circuito de Cingapura, na prova noturna da temporada. Na classificação, a Mercedes começou sem um desempenho tão bom, como é curiosamente o que normalmente acontecia no circuito. A Red Bull de Daniel Ricciardo terminou o Q1 na frente, seguida por Kimi Raikkonen e Max Verstappen. Ficaram de fora: Kevin Magnussen, Felipe Nasr,  Jolyon Palmer, Pascal Wehrlein, Esteban Ocon e Sebastian Vettel, que teve problemas no carro e não conseguiu voltar a tempo de consertar. 

No Q2, o final foi conturbado, já que com uma bandeira amarela as Williams tiraram o pé do acelerador e não completaram suas voltas rápidas. Sergio Perez e Nico Hulkenberg estavam suspeitos de terem continuado acelerando mesmo sob bandeira amarela, e foi confirmada a infração de Perez, que perdeu oito posições no grid e largou em décimo sétimo. A Red Bull fez mudanças na estratégia e foi de pneus supermacios ao invés dos ultramacios. Com isso, largariam com esses pneus ao invés dos ultra de todo o restante. Ficaram de fora, além das Williams de Felipe Massa e Valtteri Bottas: Jenson Button, Esteban Gutierrez, Romain Grosjean, que bateu o carro e causou até atraso na volta do Q3 para arrumar a barreira de proteção, e Marcus Ericsson.

No Q3, havia esperanças de que a Mercedes poderia ter a Red Bull e Raikkonen brigando pela pole position também. Mas, Nico Rosberg fez um tempo voador, 1:42:584, e se isolou. Daniel Ricciardo ainda conseguiu superar Lewis Hamilton e ficar em segundo, deixando o inglês no terceiro posto. Quarto Max Verstappen, quinto Kimi Raikkonen, sexto Carlos Sainz, sétimo Daniil Kvyat, oitavo Nico Hulkenberg, nono Fernando Alonso e décimo Sergio Perez (punido largou em décimo sétimo).



Antes de começar, o carro de Grosjean estava com problemas e nem chegou a largar, para raiva do piloto francês. 

Na largada, Rosberg pulou na frente e Ricciardo seguia em segundo, pressionado por Hamilton. Raikkonen pulou para o quarto lugar. E antes do fim da primeira volta já tivemos Safety Car. Nico Hulkenberg bateu na primeira curva e ficou com o carro parado na pista. Destaque também para Fernando Alonso, que foi para o quinto posto. Na confusão da largada, Bottas furou o pneu e foi para os boxes. 

Relargada na volta 3 e nada de mudanças de posições. No fundão do grid, Vettel passou Wehrlein e Ocon e seguia para tentar passar Felipe Nasr pela décima quarta posição. Na frente, Rosberg tinha 2.6 segundos de vantagem para Ricciardo. Sainz, que estava com um pedaço do carro pendente na carenagem, foi obrigado a ir aos boxes pela direção de prova para retirar esse pedaço. Ele aproveitou e fez troca de pneus. 

Com freios superaquecendo, a Mercedes pediu para Rosberg controlar o carro para não sobrecarregar. O mesmo conselho foi dado para Hamilton. Vettel chegou em Nasr pelo décimo segundo lugar. Esteban Ocon foi punido com 5 segundos no tempo por ultrapassagem sob Safety Car. Verstappen foi para os boxes na volta 13 e era o primeiro dos carros ponteiros a trocar pneus. Ele colocou pneus supermacios. E Vettel passou Nasr, sem problemas na curva. Fernando Alonso foi para os boxes também e voltou em décimo terceiro. 

Ricciardo e Hamilton foram para os boxes na volta 15. Hamilton foi de macios e Ricciardo de supermacios. Rosberg foi na volta seguinte e voltou de pneus macios também. No momento, Kimi Raikkonen liderava a prova, seguido por Rosberg, Ricciardo, Hamilton e Magnussen. O finlandês da Ferrari foi para os boxes e colocou pneus supermacios. 

Grande briga por posição entre Verstappen e Kvyat. O holandês tentou passar o russo, mas ele fechou bem a porta e segurou no primeiro momento. Depois de três tentativas, Kvyat segurava bravamente e com muita habilidade. E Felipe Massa chegou nos dois, esperando uma sobra. Volta 24 e o top 5 tinha Rosberg, Ricciardo, Hamilton, Raikkonen e Perez. E na mesma volta, Vettel foi para os boxes e colocou pneus ultramacios. 

Raikkonen que vinha se aproximando de Hamilton, estava a um segundo do inglês. Vettel que passou Sainz e Gutierrez ao mesmo tempo. O alemão passou e Gutierrez seguiu tentando passar o espanhol. Segunda rodada de trocas de pneus, com Verstappen, Massa e outros parando após 11, 12 voltas feitas apenas. Briga tripla por posição entre Gutierrez, Perez e Verstappen, do nono ao décimo primeiro lugar. Verstappen passou Perez e foi pra cima de Gutierrez. Ricciardo foi para os boxes e colocou pneus macios. 

Esperando o momento certo, Raikkonen aproveitou, colocou de lado e fechou bem na curva para ultrapassar Hamilton. E o finlandês passou e foi para os boxes, colocando pneus macios. E Bottas estava com o cinto de segurança solto, o que obrigou o piloto a ficar parado para o reajuste dos mecânicos. Hamilton foi para os boxes e voltou atrás de Raikkonen, não conseguiu recuperar a posição do finlandês. 

Vettel passou Kvyat e conquistou o quinto lugar. Verstappen passou Magnussen e conquistou o sexto posto. Volta 40 e top 5 com Rosberg, Ricciardo, Raikkonen, Hamilton e Vettel. Hamilton resolveu colocar o pé no acelerador e tirou um segundo de Raikkonen em uma volta. O inglês vinha voando e tirando um tempo precioso, diferença entre os dois era de 3.3 segundos. Ricciardo chegou a tirar tempo em relação a Rosberg também. Vettel trocou pneus novamente e voltou em sexto. Hamilton vinha chegando e estava a 2.3 de Raikkonen. E Button abandonou, mais uma vez Mclaren com problemas.

Volta 45 e Hamilton foi para os boxes colocando pneus supermacios. Raikkonen também foi e perdeu a posição para Hamilton, voltando logo atrás do inglês. Ricciardo parou de novo e colocou pneus ultramacios. Rosberg foi chamado também. E Verstappen, novamente, precisou passar Kvyat, mas dessa vez sem maiores demoras e problemas. Com a diferença em 20 segundos entre Rosberg e Ricciardo, com a parada do alemão, Ricciardo provavelmente passaria ele. A equipe percebeu o fato e decidiu não parar mais. Dezoito segundos de diferença entre os dois com Ricciardo chegando a tirar três segundos para Rosberg. 

Raikkonen, novamente, vinha chegando em Hamilton. A diferença entre os dois estava em 2.4 segundos. Voando, Ricciardo já via a diferença em 12 segundos faltando oito voltas. Enquanto isso, Verstappen passou Alonso pelo sexto posto. O espanhol tentou dar o troco mas não conseguiu. Na volta 56, diferença em 6 segundos entre Rosberg e Ricciardo. Raikkonen chegou e estava a 1.4 segundos de Hamilton. 

Atrapalhado pelos retardatários, Ricciardo acabou perdendo tempo na volta. Restando três voltas, a diferença era de 4.6 segundos. Na volta final, 1.8 segundos de diferença para Rosberg. E vence Nico Rosberg! Com menos de um segundo de diferença entre os dois! Liderança do campeonato de volta para o alemão, que abriu agora 8 pontos para Hamilton, 273 a 265 pontos. Vitória na corrida de número 200 do alemão na categoria. Em terceiro terminou Hamilton, quarto Raikkonen, quinto Vettel, sexto Verstappen, sétimo Alonso, oitavo Perez, nono Kvyat, décimo Magnussen.  



A Fórmula 1 estará de volta daqui duas semanas, dia 2 de outubro, com o GP da sempre chuvosa Malásia.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...