domingo, 30 de outubro de 2016

Fórmula 1 2016 - GP do México




Salve Salve Nerds!



Fórmula 1 de volta ao México, no belo circuito Hermanos Rodriguez.  Para essa etapa da Fórmula 1, além da própria emoção que a pista proporciona, tivemos Nico Rosberg podendo ser campeão antecipadamente caso Lewis Hamilton fizesse uma corrida ruim, terminando em décimo ou não pontuando, e ele vencesse.

Na classificação, Hamilton foi o melhor do Q1, seguido por Raikkonen e Ricciardo. Rosberg ficou em sexto. Na turma do fundão, Jolyon Palmer nem foi para a pista depois que descobriram uma rachadura no chassi da Renault. Felipe Nasr teve problemas e ficou em décimo nono. Além dos dois, ficaram de fora Daniil Kvyat, Esteban Gutierrez, Romain Grosjean e Esteban Ocon.

No Q2, as estratégias para a corrida já puderam ser vistas. O pneu usado para a melhor volta nessa parte da classificação é o que deverá ser usado no começo de prova. As Red Bull de Max Verstappen e Daniel Ricciardo optaram por pneus supermacios, enquanto o restante dos 10 primeiros usaram os macios. Ficaram de fora no Q2: Sergio Perez, Fernando Alonso, Jenson Button, Kevin Magnussen, Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein.

No Q3, na briga pela pole position, briga entre as Mercedes com a Red Bull dando um susto também. Na primeira volta dos pilotos, Hamilton fez o melhor tempo, seguido pelas Red Bull e Rosberg em quarto. Na segunda tentativa, Hamilton não conseguiu superar os já feitos 1:18:704, mas também não foi passado pelas Red Bull. Rosberg tentou a pole, mas acabou não conseguindo superar o companheiro de time e ficou em segundo com 1:18:958. Em terceiro ficou Max Verstappen, quarto Daniel Ricciardo, quinto Nico Hulkenberg, sexto Kimi Raikkonen, sétimo Sebastian Vettel, oitavo Valtteri Bottas, nono Felipe Massa e décimo Carlos Sainz.




Largada e Hamilton manteve a ponta, escapando bastante na primeira curva forte. Rosberg segurou Verstappen e ficou em segundo. Batida no fundo do grid entre Wehrlein, Ericsson e Gutierrez e abandono de Wehrlein. Com isso, houve Safety Car Virtual e Ricciardo aproveitou para colocar os pneus macios.




Na quarta volta o Safety Car Virtual foi "retirado" e voltamos para a ação. Massa vinha próximo de Raikkonen pelo quinto lugar, enquanto atrás deles Bottas vinha tentando passar Vettel pelo sétimo posto. No fundão, após trocar pneus, Ricciardo vinha tentando escalar o grid enquanto estava na décima quinta posição. Top 5 com Hamilton, Rosberg, Verstappen, Hulkenberg e Raikkonen.

Ricciardo era o destaque nas ultrapassagens e já estava em décimo segundo lugar na volta 10. Vettel vinha encostando em Massa e Perez logo atrás tentava passar Bottas. Hamilton já tinha 3.9 segundos de vantagem para Rosberg. Verstappen, com pneus supermacios, foi o primeiro dos líderes a parar nos boxes, colocando pneus macios. Vettel sobrava atrás de Massa, mas não encontrava um ponto de ultrapassagem.

Massa foi para os boxes e deixou Vettel com espaço novamente. Hulkenberg, que era o quarto, também parou. Sainz foi punido por tirar Alonso da pista na curva 3 na primeira volta. Ele precisou cumprir 5 segundos de penalidade na parada feita nos boxes. Volta 17 e Hamilton foi para os boxes, colocando pneus médios e voltando em quarto. Rosberg permaneceu na pista, pois a Mercedes ficou preocupada com Ricciardo, que com a estratégia adotada, poderia ficar a frente do alemão. Na volta 21, Vettel liderava, seguido por Hamilton, Rosberg, Ricciardo e Verstappen.


Após reclamações de Verstappen, a Red Bull orientou Ricciardo a deixá-lo passar e assim o holandês assumiu o quarto posto. Na volta 23, apenas Vettel e Kvyat seguiam de pneus macios. O alemão não havia ido ainda aos boxes. Apenas ele e Nasr não haviam parado ainda. No jogo de equipe também, Massa deixou Bottas passar e ficar com o oitavo lugar. Perez fez bonito e passou Massa, para alegria dos torcedores locais, mas errou na curva seguinte e Massa conseguiu recuperar a posição.

Verstappen vinha se aproximando de Rosberg. Diferença estava na casa dos três segundos. Perez tinha dificuldades de chegar em Massa e passar o brasileiro, e reclamava com a equipe da estratégia de parada, que o fez ficar com esse tráfego. Vettel foi chamado para os boxes na volta 29, mas não entrou.

Trinta e duas voltas percorridas e Vettel e Nasr não haviam ido ainda aos boxes. Vettel bancando a estratégia bem ousada de não parar diante dos pedidos da equipe. Verstappen vinha voando e a diferença para Rosberg caiu para 2.1 segundos. Vettel, enfim, parou na volta 33 e voltou em sexto e com pneus bem mais novos que os concorrentes. Rosberg pegou tráfego e viu a diferença para Verstappen cair para 1.4 segundos.

Top 5 na volta 37 tinha Hamilton, Rosberg, Verstappen, Ricciardo e Raikkonen. Perez seguia tentando passar Massa, mas o brasileiro defendia bem os ataques do mexicano, para tristeza da torcida. Diferença entre Hamilton e Rosberg caiu para 3.9 segundos, mas ainda assim estava confortável para o líder. Button vinha pra cima de Alonso pelo décimo quinto lugar, briga caseira entre campeões mundiais.

Rosberg era o mais rápido da pista e abriu diferença para Verstappen, 1.8. Volta 44 da prova e Nasr ainda não havia parado nos boxes. O piloto estava em décimo segundo e com pneus médios. Hamilton avisado que tinham 8 carros retardatários no caminho, muitas bandeiras azuis pela frente. Volta 46 e Raikkonen foi para os boxes novamente, colocando pneus médios. Haas, com problemas crônicos de freio, é avisada por Grosjean do problema acontecendo novamente.

Verstappen chegou em Rosberg e passou o alemão após erro dele, mas escapou na curva também e perdeu a posição. Volta 51 e Ricciardo foi novamente aos boxes, colocando pneus macios para as últimas vinte voltas. Depois de 51 VOLTAS, Nasr enfim foi para os boxes e escolheu pneus supermacios para usar na reta final. Ocon e Gutierrez colidiram de leve, mas sem mais problemas. Ricciardo passou Hulkenberg, mas ainda estava 16 segundos atrás de Vettel, o quarto colocado e piloto que vinha a frente dele.





Kvyat foi punido por escapar da pista e usar essa escapada como vantagem para manter posição. Cinco segundos parado nos boxes ou acrescentados no tempo final de prova dele. Ricciardo vinha voando e a diferença que já foi de 15 segundos era de 12 em relação a Vettel, restando 14 voltas. Diferença de Hamilton para Rosberg em sete segundos, vantagem para o inglês administrar. Vettel vinha quatro segundos atrás de Verstappen e tirando a diferença para o garoto. Raikkonen vinha um segundo atrás de Hulkenberg pelo sexto lugar.

Raikkonen estava apenas 0.6 segundos de Hulkenberg, mas não encontrava ainda espaços para passar. Ricciardo estava 8.5 segundo atrás de Vettel, restando oito voltas. Já na volta seguinte, diferença caindo para 6.4 e Vettel encostado em Verstappen, um segundo de diferença. Raikkonen vinha pressionando Hulkenberg, que acabou rodando e errando, deixando assim a sexta posição para o piloto finlandês.

Vettel encostado em Verstappen e Ricciardo logo atrás dos dois. Ferrari reclamando muito da escapada que Verstappen deu na pista e não cedeu depois a posição para Vettel. Na última volta, Ricciardo chegou para passar Vettel, os dois colidiram mas o alemão manteve a posição. E vence Lewis Hamilton! Vitória 51 do inglês, que segue sonhando com o título, agora está 19 pontos atrás de Rosberg restando duas provas. Em segundo terminou Rosberg, terceiro Verstappen, que será investigado depois da prova pela escapada e não devolução de posição para Vettel, o quarto colocado. Quinto Ricciardo, sexto Raikkonen, sétimo Hulkenberg, oitavo Bottas, nono Massa, décimo Perez. Verstappen foi punido com cinco segundos no tempo final de prova e Vettel foi mandado para o pódio direto.
OBS: Horas após a corrida, a direção de prova puniu Sebastian Vettel com 10 segundos no tempo de corrida. Ele foi punido por manobra irregular ao defender posição contra Daniel Ricciardo nas voltas finais. Assim, o próprio Ricciardo ficou com o pódio no final das contas.






A Fórmula 1 volta daqui duas semanas, com o GP do Brasil, que poderá dar o título mundial para Rosberg.




Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...