domingo, 27 de novembro de 2016

F1 2016 - GP de Abu Dhabi



Salve Salve Nerds!



Após uma classificação normal e conforme o esperado, dobradinha da Mercedes, tivemos hoje a hora da verdade, a briga entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg pelo título da temporada. Rosberg já saía em vantagem, pois tinha 12 pontos de vantagem para o companheiro de equipe. Ele poderia terminar em terceiro e ver Hamilton ganhar que ainda seria campeão. Além da decisão pelo título, tivemos as aposentadorias de Felipe Massa e Jenson Button, que agora seguem seus caminhos após mais de quinze anos na categoria.

Na largada, Hamilton manteve a ponta e Rosberg se manteve em segundo. Raikkonen se manteve em terceiro, Ricciardo quarto e Vettel quinto. Verstappen rodou e foi pro fundo do grid na primeira curva. No fundo do grid, Verstappen vinha passando os adversários e de último já era décimo quinto após passar Grosjean. Bottas passou Massa pela nona posição.



Magnussen, com problemas no carro, foi chamado para abandonar a prova. Massa deu o troco e passou Bottas na volta 5. Enquanto isso, na frente do grid, Hamilton mantinha um segundo de vantagem para Rosberg e o alemão estava quase dois segundos na frente de Raikkonen. Bottas foi chamado para os boxes e teve o carro recolhido com problemas na suspensão. Com apenas sete voltas, Hamilton foi chamado para os boxes. Ele tirou os pneus ultramacios e colocou os macios.

Na volta seguinte, Rosberg foi chamado. As Mercedes usaram a mesma estratégia de pneus e de corrida durante o final de semana todo. O piloto alemão voltou com pequena vantagem sobre Raikkonen, no momento sexto colocado. Sem as paradas todas feitas, Ricciardo liderava, seguido por Perez, Hamilton, Verstappen e Rosberg. Na décima volta, quando teoricametne poderia ficar mais tempo na pista, pois estava com pneus supermacios, Ricciardo foi para os boxes e voltou com pneus macios.

Grande briga entre Raikkonen e Ricciardo, com o australiano tentando ganhar a posição do finlandês. Rosberg tentava passar Verstappen, para não perder tempo, mas o piloto da Red Bull não aliviava. Na volta 12, Perez foi pra cima de Button e conseguiu o oitavo lugar sem dificuldades. Button quebrou a suspensão da roda dianteira direita e conduziu o carro para os boxes, abandonando na última prova da carreira na Fórmula 1. Piloto ovacionado pela torcida e pelas equipes na volta aos boxes.


 
Na volta 16, Kvyat abandonou com problemas no motor, causando bandeira amarela e a desativação do uso da asa móvel momentaneamente. Ricciardo errou tentando passar Raikkonen e Vettel encostou de vez para tentar a ultrapassagem pela quinta posição. Rosberg colocou de lado na curva e tentou passar Verstappen. O holandês protegeu e conseguiu se manter, mas Rosberg chegou de novo na reta e conseguiu fazer a ultrapassagem com habilidade. 

Volta 22 e Verstappen foi enfim para os boxes, colocando também pneus macios. E três voltas depois, Ricciardo foi para os boxes, com pneus macios para ir até o final. Verstappen, em sexto, vinha pra cima de Perez, colocou de lado na curva e passou o mexicano. Grosjean foi tentar passar Gutierrez e o mexicano fechou as portas para o francês, inclusive chegando a baterem os carros, que reclamou bastante.  

Ricciardo também passou Perez, que no momento, volta 28, era perseguido por Raikkonen. O mexicano acabou indo para os boxes antes da chegada do finlandês. Verstappen vinha voando e fazia a melhor volta da prova, querendo tirar tempo suficiente para a parada a menos que faria em relação às Mercedes. Reagindo a isso, a Mercedes chamou Hamilton, para a equipe realizar a parada e voltar antes do tempo entre eles e Verstappen ser menor que o tempo de parada. Hamilton parou e voltou na ponta, enquanto Rosberg parou na volta seguinte. O alemão voltou três segundos na frente de Verstappen. 

Sem as paradas feitas, Vettel liderava, seguido por Hamilton, Rosberg, Verstappen e Ricciardo. Na volta 33, Hamilton vinha segurando o ritmo, para que o restante do pelotão alcançasse ele e Rosberg para haver disputas pela posição de Rosberg. Verstappen vinha se aproximando das flechas prateadas. Valendo a oitava posição, Perez usou bem o motor Mercedes e passou Alonso. 

Vettel parou na vola 38 e deixou a liderança provisória da prova. Colisão entre Nasr e Ocon, com Nasr perdendo um pedaço da asa com a batida. Ainda no fundão, Palmer passou Ericsson e Sainz pegou o embalo para também passar o piloto da Sauber. Briga caseira na volta 41 entre Vettel e Raikkonen, com o alemão de pneus bem mais novos que os do companheiro de Ferrari. 

Palmer errou a freada e bateu na traseira do carro de Sainz. O espanhol precisou abandonar a prova. Palmer foi punido com 5 segundos acrescidos no tempo de prova pela batida. Vettel vinha voando na pista e tirando enormes diferenças para os líderes a cada volta, quando restavam nove para o final. Ele foi pra cima de Ricciardo e passou bonito por fora o piloto da Red Bull. 

Na volta 50, todos próximos nos quatro primeiros lugares. Rosberg viu o perigo aparecer e começou a tentar passar Hamilton, que até o momento segurava o jogo. Vettel foi pra cima de Verstappen. Na habilidade, Vettel passou na volta seguinte Verstappen e foi voando pra cima de Rosberg. Restando três voltas, Vettel vinha colando nas Mercedes, enquanto a equipe dava ordens para Hamilton parar de segurar o ritmo. 

Duas voltas para o final e seguia a perseguição de Vettel. Rosberg viu Hamilton abrir mais e perdia a chance de tentar uma ultrapassagem pela liderança. Última volta da prova e da temporada, mas não deu para Vettel chegar em Rosberg. Final de prova e final de temporada! Nico Rosberg é o trigésimo terceiro campeão mundial da categoria! Venceu Lewis Hamilton, mas não conseguiu a taça. Em segundo Rosberg, terceiro Vettel, quarto Verstappen, quinto Ricciardo, sexto Raikkonen, sétimo Hulkenberg, oitavo Perez, nono Massa, décimo Alonso. 






Com o título mundial de Rosberg, teremos cinco campeões mundiais na próxima temporada: Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel.

Rosberg festejando até com Bernie Ecclestone:




A Fórmula 1 volta somente no ano que vem, mas teremos antes disso alguns posts especiais. Agradecemos pela presença nessa temporada, que não conseguimos acompanhar todas as provas, mas que ficamos felizes pelo trabalho que pudemos fazer. 

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...