domingo, 8 de janeiro de 2017

Se a Copa já tivesse 48 seleções para 2018






O sonho da Copa para mais seleções - Foto: AFP


Nesse domingo, foi anunciado que a Copa do Mundo, a partir de 2026, terá a participação de 48 seleções, contra 32 que participam desde 1998. Com a mudança, a América do Sul terá 6 vagas + 1 na repescagem, a África 9 + 1, Ásia 8 + 1, Europa 16, Oceania 1 vaguinha e América Central e do Norte 6 + 1.  Seguindo essas regras e a classificação atual das eliminatórias para a Copa de 2018, colocamos as seleções que estariam classificadas no formato novo. Confira abaixo:


América do Sul:



Com o formato novo, das 10 seleções sul-americanas que disputam as eliminatórias, 6 teriam vaga garantida, Assim, Brasil, Uruguai, Equador, Chile, Argentina e Colômbia estariam classificados no momento, enquanto o Paraguai disputaria a repescagem. Apenas Peru, Bolívia e Venezuela ficariam de fora. Restam seis jogos até o fim das eliminatórias sul-americanas. Todas as seleções que se classificariam já disputaram a Copa do Mundo alguma vez.

América Central e do Norte:



Na Concacaf, todas as seleções classificadas para o hexagonal final, que classificará três seleções, no novo modo estariam na Copa. Costa Rica, México, Panamá, Honduras, Trinidad e Tobago e Estados Unidos. A Guatemala, eliminada na fase anterior, como melhor terceira colocada no geral, estaria na repescagem. Faltam ainda oito jogos a serem disputados pelas seleções até o fim das eliminatórias da Concacaf. Panamá e Guatemala, que disputaria a repescagem, nunca disputaram uma Copa. 

Oceania:

Na Oceania, ao invés de a seleção vencedora das eliminatórias disputar uma repescagem, agora terá a vaga garantida na Copa. A eliminatória por lá ainda não chegou ao final, mas a favoritíssima e que foi a vencedora nas últimas vezes foi a Nova Zelândia.

Ásia:

Na Ásia, oito seleções poderão ter o privilégio de disputar a Copa do Mundo. Das 12 seleções que estão na fase final das eliminatórias, apenas quatro ficariam de fora. Estariam classificadas: Irã, Coréia do Sul, Uzbequistão, Síria, Arábia Saudita, Japão, Emirados Árabes e Austrália. O Catar ainda estaria disputando a repescagem. Ainda restam quatro jogos para o fim das eliminatórias asiáticas. Uzbequistão, Síria, Emirados Árabes e Catar (vai disputar em 2022) nunca jogaram a Copa. 

África:


No continente africano, teremos nove seleções participantes do mundial em 2026. Das 20 seleções do continente na fase final das eliminatórias, quase metade estaria classificada. República Democrática do Congo, Nigéria, Costa do Marfim, Burkina Faso, Egito, Tunísia, Camarões, África do Sul e Uganda. O Gabão estaria na repescagem por ser o pior segundo colocado de todos os grupos. Restam quatro jogos até o fim das eliminatórias africanas. Rep. Dem. do Congo, Burkina Faso, Uganda e Gabão nunca jogaram uma Copa do Mundo. 

Europa:


No continente europeu, nada menos que 16 seleções vão poder disputar a Copa em 2026, que é o mesmo número que disputava a Eurocopa até 2012. Suíça, Alemanha, Irlanda, Polônia, Inglaterra, Espanha, Bélgica, Croácia, Holanda, Portugal, Irlanda do Norte, Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Itália, Grécia e Ucrânia teriam suas vagas. Faltam seis jogos para o fim das eliminatórias europeias. Das 16 seleções, apenas Montenegro não disputou a Copa ainda, sem contar quando Sérvia e Montenegro ainda eram um país só, e quando o país fazia parte da Iugoslávia e União Soviética. 




Fica a nossa observação que, provavelmente, ou certamente, o formato de classificação das federações que fazem mata-mata ou grupos reduzidos nas eliminatórias será alterado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...