segunda-feira, 20 de março de 2017

Equipes da F1 2017





Para a temporada 2017, teremos uma equipe a menos que na temporada anterior. A Manor, das piores equipes do grid de 2016, sofreu com problemas financeiros e acabou deixando a categoria, portanto, para esse ano teremos as dez equipes restantes competindo, sem nenhuma estreante.

Mercedes

Para 2017, a Mercedes trouxe como grande novidade o finlandês Valtteri Bottas, que vem para o lugar do recém-aposentado e campeão mundial Nico Rosberg. Ao lado de Lewis Hamilton, os dois tentarão manter a hegemonia das flechas prateadas na temporada. Como destaque do carro, fisicamente falando, vemos que a famosa barbatana traseira foi reduzida e que há uma asa traseira em T na frente da asa principal.

O bico ficou em um formato mais normal, diferente da maioria dos carros, que fizeram um bico alongado. Nos treinos livres de Barcelona, o time esteve sempre entre os ponteiros, brigando pelos melhores tempos com Ferrari,Williams e Red Bull. No entanto, fica a dúvida se a equipe estava escondendo o jogo e o desempenho, já que as equipes se revezavam em períodos mais longos e mais curtos na pista, com carro mais pesado e leve. Tentando tirar conclusões diante das informações que temos, a temporada deverá ser mais equilibrada e a Mercedes não será, pelo menos, tão hegemônica quanto vem sendo. A mudança no regulamento pareceu realmente ter tirado a diferença entre os carros. 






Red Bull



Na décima terceira temporada na F1, a Red Bull quer um ano mais sortudo com o RB13. Seguindo com Daniel Ricciardo e Max Verstappen, o time austríaco quer voltar aos anos de glória vividos com Vettel. O carro segue o padrão com o roxo e os desenhos da marca, com destaque para o leve degrau para o bico do carro e o bico alongado. Atrás, a barbatana do carro é chamativa. Nas pistas, o carro andou entre o bloco principal, algumas vezes a frente de Williams e Ferrari, outras mais distante, mas nunca muito longe dos ponteiros.

Deveremos ter uma temporada menos forte dos touros vermelhos, pois parece que Williams e Ferrari estão um passo a frente, mas o talento dos pilotos que a equipe tem pode fazer a diferença para resultados melhores durante o ano.



Ferrari



Na escuderia mais tradicional do grid, a expectativa é alta. O time lançou um carro sem tantas mudanças nas cores, com o vermelho prevalecendo e detalhes em branco, principalmente na barbatana/asa do carro. O bico do carro tem o degrau e o alongamento, famoso bico gonzo.

Falando dos treinos em Barcelona, a Ferrari foi a equipe que mais se destacou. O time italiano mostrou serviço e foi rápido tanto com Sebastian Vettel quanto Kimi Raikkonen. Raikkonen que inclusive fez o melhor tempo dos treinos. Como falado antes, a Mercedes pode estar escondendo o jogo e só saberemos mesmo na Austrália, mas com certeza a Ferrari vem melhor que as temporadas anteriores e parece ter potencial como uma das equipes para desbancar a Mercedes.


Mclaren

Se com as equipes anteriores imaginamos uma melhora ou manutenção do bom desempenho, para a Mclaren as previsões não são muito otimistas. O carro veio finalmente com o tão sonhado laranja, pedido por muitos torcedores, A combinação de cores lembrou um pouco a Manor, trocando o azul e vermelho pelo preto e laranja. A Mclaren também leva a barbatana, o degrau no bico e um bico lembrando um pino de tomada.

Voltando ao desempenho do carro, a Mclaren parece ter o mesmo problema do ano passado, o motor. A Honda parece não ter se acertado ainda e os motores vem tendo problemas e estragando tanto quanto em 2016. Com esse problema, o time já admite que não terá um ano fácil e desanima os pilotos Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne. Com tantos estragos, fica até complicado desenvolver o restante do carro, por ter poucas voltas feitas.



Williams



Em sua quadragésima temporada na Fórmula 1, a Williams vem esperançosa para 2017. O time de Sir Frank manteve o branco com as listras vermelhas e azuis do patrocinador, com presença da asa traseira/ barbatana e o bico em formato de tomada. 

Nos treinos livres de Barcelona, a equipe mostrou boa evolução e esteve dando trabalho para Ferrari e Mercedes, marcando tempos fortes, principalmente com Felipe Massa. O novato Lance Stroll quase complicou os trabalhos do time, quebrando o carro em duas ocasiões. Com um carro mais equilibrado e aliado ao forte motor Mercedes, é provável esperar a Williams brigando, se não por vitórias, por um pódio. O time parece vir como a terceira força da categoria e corre por fora contra Mercedes e Ferrari. 



Sauber



Para 2017, mudanças na Sauber, mas poucas esperanças no futuro. O carro mudou bastante nas cores, até pela perda do patrocínio do Banco do Brasil. Agora, o carro vem com um azul forte e detalhes em branco e listras douradas, comemorando 25 anos do time. A equipe vem com a barbatana traseira bem aparente e um bico com uma ponta na frente do bico. 

Em relação ao desempenho nas pistas, o time suíço fez um bom número de voltas e demonstrou ter um carro com alta velocidade, porém pouco adianta velocidade se não há equilíbrio do conjunto. A equipe tem um potencial forte para ser o pior time do ano, pensando que a pior equipe do ano passado, a Manor, não competirá. Falta investimento para a temporada inteira e a equipe ainda usará os motores modelo 2016 da Ferrari. Trabalho complicado para os pilotos Pascal Wherlein e Marcus Ericsson.




Renault





No lado francês da categoria, a Renault trouxe o carro amarelo e preto em uma combinação bonita, lembrando um pouco a saudosa Jordan. Temos também a barbatana traseira e o bico alongado, mas, apesar dos adereços que deixam os carros menos bonitos, as cores e o desenho da Renault combinaram muito bem. 

Nas pistas, os bólidos franceses tiveram um desempenho médio. O time foi o oitavo em número de voltas, com Nico Hulkenberg marcando o oitavo tempo no geral e Jolyon Palmer o décimo segundo. Nos treinos, os tempos não importam tanto se não há uma estabilidade do carro, e as poucas voltas podem direcionar a análise para esse lado. Mesmo o motor Renault, das quatro montadoras, só não fez menos voltas que o Honda, que fornece motores apenas para a Mclaren. A equipe deverá brigar por pontos no meio do grid e quem sabe beliscar algo mais próximo do pódio em alguma etapa, principalmente com o talento de Nico Hulkenberg.




Force India




O VJM10 tenta ao menos manter a Force India no patamar que está, dando trabalho aos grandes e ganhando bons pontos. No anúncio do carro, ele era prateado, como na foto acima, mas... em cima da hora, no dia 14, o time anunciou um novo patrocinador e uma mudança radical nas cores. Agora, o time vem com um modelo rosa, que se não é tão bonito é diferente e legal por inovar em uma categoria tão monocromática como nos últimos tempos. Fora a mudanças nas cores, o carro segue igual, com um degrau bem aparente antes do bico, o bico sobressalente e uma barbatana traseira bem comprida.



Quanto ao desempenho, o time esteve no meio da tabela, tanto em voltas quanto nos tempos dos pilotos Sergio Perez e Esteban Ocon. Não deveremos esperar grandes façanhas da equipe, talvez desempenho melhor em pistas que exigem menos aerodinâmica, como Monza, mas nada de muito grandioso. As esperanças ficam muito mais em Perez do que Ocon, que ainda é uma incógnita agora que conseguirá correr em um carro mais competitivo. 


Haas




Para a segunda temporada na categoria, a Haas fez um carro cinza e com mais detalhes em vermelho e preto. A barbatana traseira parece menor do que outras, como da Force India, mas também não foi deixada. Já o bico é bem inclinado, sem o degrau, mas com a ponta estilo gonzo. 

Falando no desempenho, os americanos da Haas ainda não conseguiram um salto de qualidade. O carro tem certa estabilidade e não sofre com muitas quebras, porém não é competitivo a ponto de brigar por mais pontos e deixar de figurar no fundo do grid. Kevin Magnussen e Romain Grosjean, respectivamente, terminaram os treinos em décimo quinto e décimo sexto dos 22 pilotos que participaram das sessões. Deverá ser mais um ano de aprimoramento dessa equipe que sonha estar entre as grandes.



Toro Rosso



A equipe número dois da Red Bull trouxe um carro enfim mais diferente da equipe matriz e também muito bonito. Ao invés de um tom mais roxo, o carro vem com um azul forte metálico e listras vermelhas. Os detalhes com o Red Bull escrito e o touro estão em prata. A barbatana traseira é bem chamativa, com um prolongamento quase em cima da asa traseira, além do bico, que é bem alongado.

Avaliando o desempenho no circuito catalão, a Toro Rosso pode surpreender e deixar alguns adversários fortes, como Renault e Force India para trás. Carlos Sainz, principalmente, com um sétimo tempo, e Daniil Kvyat, em décimo quarto, parecem ter um carro bem feito e equilibrado para pilotarem, dessa vez com motores Renault ao invés dos Ferrari. O problema do time talvez seja a confiabilidade do carro, que foi o nono entre os dez times em número de voltas. 



Os tempos mais rápidos de cada piloto - Imagem: Divulgação/F1




O número de voltas por equipes - Imagem: Divulgação/F1



As voltas por motores - Imagem: Divulgação/F1





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