domingo, 26 de março de 2017

F1 2017 - GP da Austrália





Após uma classificação sem tantas emoções, eram grandes as expectativas para a corrida na Austrália. Antes da prova, Daniel Ricciardo e Lance Stroll foram punidos com perda de cinco posições no grid por troca do câmbio do carro. Os problemas persistiram e Ricciardo largou dos boxes. Em relação aos pneus, Giovinazzi, Magnussen e Palmer foram de macios, enquanto Ericsson e Stroll foram de supermacios. Todo o resto do grid começou de pneus ultramacios.

Na primeira tentativa de largada, pilotos fora de posição e outra volta de formação antes da largada. Na largada, Hamilton pulou bem e fiou na ponta. Vettel manteve o segundo lugar e Bottas o terceiro. No fundão, Ericsson e Magnussen bateram e foram para a brita na primeria curva. Vettel vinha no ritmo de Hamilton e já procurando a ultrapassagem.

Com muitos problemas, Ricciardo largou apenas na segunda volta saindo dos boxes. Magnussen parou nos boxes para reparos no carro e colocou pneus supermacios. Top 5 com Hamilton, Vettel, Bottas, Raikonen e Verstappen.Vettel já perdeu mais o contato e ficou a mais de um segundo do líder Hamilton, que era o mais rápido na pista. Poucas ultrapassagens até o momento, carros dependem da pressão aerodinâmica e quando se aproximam perdem ela, principalmente nas retas. Em uma prova com poucas emoções, na briga pela décima sétima posição Stroll passou Ericsson.

Mclaren já enfrentando problemas com Vandoorne, que aproveitou para colocar compostos macios. Stroll colado em Giovinazzi pela décima quarta posição. Esfumaçando o motor, Grosjean foi para os boxes para abandonar. Mesmo com um motor que vem dando vários problemas, Alonso vinha trazendo a Mclaren em décimo lugar.

Volta 17 e Vettel novamente conseguiu diminuir a diferença para Hamilton, com menos de um segundo entre os dois. Na mesma volta, Hamilton parou nos boxes e colocou pneus macios, voltando em quinto. Vários pilotos foram aos boxes, mas Vettel seguiu na pista. Os ponteiros do grid não pararam. O alemão vinha voando, mas Hamilton já conseguia fazer render mais o carro. A sorte de Vettel foi que Hamilton estava chegando em Verstappen e assim diminuiria o ritmo. Perez passou Sainz e tirou um pedaço do bico do carro do espanhol da STR.

Massa foi mais um ponteiro a ir aos boxes, colocando pneus supermacios e apostando na durabilidade deles. O brasileiro voltou em sétimo. Com Hamilton atrás de Verstappen, Vettel, mesmo não tão rápido, conseguia ampliar a vantagem para o inglês e se mantinha na pista. Vettel foi para os pits na volta 23, colocou pneus macios e voltou na frente de Verstappen e Hamilton. Com problemas, Ericsson encostou o carro e abandonou a prova.


Raikkonen, que liderava a prova, foi também para os boxes na volta 27. O finlandês colocou pneus macios e voltou em quarto. Vettel seis segundos na frente de Hamilton e o inglês seis segundos na frente de Bottas. Com problemas, Ricciardo abandonou na volta 29, para tristeza dos australianos. Kvyat, com sua Toro Rosso, seguia em sexto lugar e sem realizar paradas no boxe. Bottas vinha mais rápido que Hamilton e a diferença caiu para cinco segundos entre os dois.

Na volta 35, Kvyat finalmente parou e voltou em oitavo. Vantagem de Hamilton caindo para quatro segundos, enquanto diferença para Vettel aumentava para 7.5. Volta 38 e 2.8 segundos entre Hamilton e Bottas. Mas era a mesma história, chegar é uma coisa, passar é outra. Stroll resolveu passear na volta 44, escapando na curva e cortando caminho pela brita e a grama. O carro não aguentou e o canadenses abandonou nos boxes.

Dois segundos entre Hamilton e Bottas e Verstappen também dois segundos atrás de Raikkonen pelo quarto posto. Kvyat passou Sainz em jogo da STR e já foi pra cima de Perez. Volta 47 e o top 5 seguia o mesmo, com Vettel, Hamilton, Rosberg, Raikkonen e Verstappen. Muito tráfego no caminho dos líderes e podendo ser benéfico para Bottas chegar mais no companheiro de time. Magnussen, que não fazia uma boa prova, abandonou na volta 51.

Alonso, que vinha milagrosamente em décimo, foi ultrapassado por Ocon e Hulkenberg de uma vez só. Apenas os seis primeiros do grid não haviam levado uma volta do líder Vettel. E apenas 14 carros seguiam vivos na prova. E Alonso não aguentou e abandonou também.

E vence Sebastian Vettel! Vitória de número 43 do alemão na carreira. Grande prova do alemão e primeira vez, desde o Japão em 2012, que a Ferrari lidera o mundial de pilotos. Primeira vitória da Ferrari desde Cingapura em 2015. Em segundo terminou Hamilton, terceiro Bottas, quarto Raikkonen, quinto Verstappen, sexto Massa, sétimo Perez, oitavo Sainz, nono Kvyat e décimo Ocon. 


Vettel regendo o hino italiano

A próxima etapa da Fórmula 1 é daqui duas semanas com o Grande Prêmio da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...